Ioga: conheça os seus benefícios para a saúde e bem-estar

Envolvendo exercícios de alongamento e respiração, a ioga pode ser uma boa opção para quem deseja mais qualidade de vida

Respiração controlada, movimentos uniformes e calmos que lembram um alongamento. Quem vê o modelo Lucas Merigue, de 27 anos, ao lado da noiva em uma praça observa também um contraste. Uma sensação de paz parece tomar conta dos jovens. Ao fundo, pessoas caminhando, correndo, se exercitando em outro ritmo.

A promoção de um sentimento de calma é só mais um dos benefícios da ioga, prática que Lucas vem realizando ao menos 3 vezes na semana no último mês. Apesar de iniciante, ele conta que já vem sentindo efeitos positivos. “Eu sinto aquela dopamina de um exercício mesmo. Como tem muito alongamento, você sente um bem-estar grande, desbloqueia articulações que às vezes estavam um pouco duras. Realmente é mais prazeroso fazer qualquer atividade nas próximas duas, três horas, depois que você pratica ioga”, conta.

Para a instrutora de ioga e influenciadora digital Pri Leite, as benesses dessa prática envolvem aspectos físicos e emocionais. “Embora ela possa ser vista como um exercício  físico, a ioga não se limita apenas a isso. A prática também inclui técnicas de meditação, respiração e filosofia, que visam o autoconhecimento e o equilíbrio mental-emocional”, relata a especialista.

 

Segundo nos conta Pri Leite, os benefícios da prática de ioga incluem: 

  •  Fortalecimento muscular;
  •  Aumento da flexibilidade e da mobilidade;
  •  Redução do estresse e da ansiedade;
  •  Melhora do equilíbrio emocional;
  • Promoção da autoconsciência e da autoaceitação;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Diminuição da dor crônica; 
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Redução da pressão arterial;
  • Controle do açúcar no sangue;
  • Aumento da capacidade pulmonar.

 

Isso é possível por conta de uma característica especial da ioga, que trabalha a integração do corpo, da mente e do espírito, segundo explica a profissional.

 

Para todos os públicos

 

Mesmo acostumado com os treinos funcionais e de musculação, Lucas, que além de modelo também é ex-atleta de natação, confessa que se sente desafiado enquanto está praticando ioga. 

Mas não é uma obrigação manter um ritmo mais intenso nesse exercício. Pri Leite lembra que essa é uma prática inclusiva e adaptável, podendo inclusive ser recomendada para pessoas com baixa mobilidade, ou pouca elasticidade, já que auxilia no aumento da flexibilidade das articulações. 

“Existem diferentes níveis de dificuldade e variações de posturas, que podem ser adaptados de acordo com a capacidade de cada pessoa”, explica.  Ela lembra que essas modificações podem incluir o uso de acessórios, como blocos, cintos e almofadas, que ajudam a alcançar as posturas com mais facilidade e segurança. “É importante, no entanto, que o aluno respeite seus próprios limites e não force além do que é confortável para si”, aconselha a instrutora.

 

Como começar na ioga

 

Igual a qualquer outro exercício ou esporte, quem quer iniciar na ioga deve procurar ajuda de quem sabe para guiá-lo. Essa é a primeira dica de Pri Leite. Com um professor qualificado e experiente é possível receber orientações a respeito da melhor maneira de praticar.

“Comece devagar, se você é novo na prática, comece com aulas mais suaves e acessíveis. Não se preocupe em tentar fazer posturas avançadas logo no início. Pratique regularmente, mesmo que seja apenas alguns minutos por dia. A consistência é mais importante do que a duração da prática”, aconselha a influenciadora 

Além disso, a instrutora lembra que esse é um exercício que envolve autoconsciência. Ou seja, é preciso prestar atenção à respiração e aos sinais do corpo. “Ouça o seu corpo e não force além dos seus limites. A prática de ioga deve ser uma experiência agradável e benéfica para o seu corpo e mente. Não force seu corpo além do que é seguro e confortável para você”, completa.

Em seu Instagram, Pri leite (@PriLeiteYoga) compartilha conteúdos sobre o tema. Ela também mantém o podcast “Equilíbrio & Caos”, disponível no Spotify.

Leia mais textos como esse na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome