Os pets são considerados os melhores amigos do homem não por acaso! Eles são leais e uma ótima companhia, fazendo com que você nunca se sinta solitário
Sabe aquele amor que vem de dentro, que não cabe no peito e que é uma explosão de alegria tanto para você quando para o seu companheiro? Pois é, muitas vezes esse amor tem quatro patas e adora te lamber, dormir pertinho de você, ficar no seu colo! Os animais são sim os melhores amigos do homem. Eles são leais e entendem o quanto precisamos de carinho.
Os animais de estimação nos ouvem. Quem nunca abraçou seu cãozinho, por exemplo, quando estava ansioso e sentiu um alívio imediato? Quem já chorou abraçado com o seu cãozinho e ao ver os olhinhos deles embaraçados de lágrimas se emocionou e teve compreensão que o seu melhor amigo só poderia ser aquele.
Segundo a psicóloga Vanessa dos Santos (CRP 08/20519), os animais dariam a vida para salvar a nossa. “Você já deve ter visto em noticiários que, nos casos observados, muitos animais de estimação já protegeram seus donos de assaltos ou então, já salvaram crianças e idosos de situações de risco e perigo. Eles são verdadeiros heróis”, afirma.
Atualmente, na situação de isolamento social em que vivemos, um dos problemas mais comuns é o estresse. A interação com os animais de estimação contribui para reduzir os níveis de estresse, proporcionando um suporte emocional a muitas pessoas. “É interessante observar que com um pet em casa se tem um aumento das atividades físicas, o que alivia a tensão e o ambiente fica mais alegre. Os animais estimulam os seus donos a frequentarem parques, praças e demais ambientes que favorecem a interação social”, destaca Vanessa.
Em tempos de pandemia, devido ao Covid-19, as pessoas também tem mais tempo com seus animais de estimação, muitos estão organizando brincadeiras em casa com os filhos e os pets, outros estão criando maneiras para se divertirem juntos. “Sempre ouço relatos em meu dia a dia na clínica de pessoas que conseguem passar por este momento de crise, seja ela financeira ou emocional por ter ao seu lado um pet e outras pessoas estão adotando um filho de patas. Isso é muito importante pois sabemos que existe uma diminuição no sentimento de solidão e eles são importantes no combate a depressão. Com o convívio, se observa também um aumento das substâncias responsáveis pelo prazer e alegria, como a serotonina e a dopamina”, salienta a psicóloga.
Portanto, se você se sente sozinho, uma ótima opção é adotar um pet. Porém, é preciso que essa adoção seja responsável. “Não podemos pensar apenas no momento de pandemia e isolamento. As pessoas precisam estar cientes de que suas rotinas mudaram, muitos estão trabalhando em casa, outros diminuíram sua carga horária e preciso destacar que um animal não é um brinquedo que você vai brincar com ele por um tempo e depois descartar. Eles têm sentimentos e sempre amam muito os seus donos. Por isso, saiba que você vai voltar para a sua rotina normal quando tudo isso passar e que você não pode deixar de cumprir com suas obrigações, levar no veterinário, banho, comida, amor e dedicação”, destaca Vanessa.
Tenha empatia
Os animais costumam dar amor, sem esperar nada em troca. Por isso, a empatia é muito importante nesse momento de distanciamento social. “Quando amamos, cuidamos e a receita é amar ao próximo. E, de que forma eu amo? Me cuidando e cuidando do outro, transmitindo generosidade, paz, auto controle e acreditando que logo tudo vai passar”, diz Vanessa.
É importante estar atento que nós, seres humanos a cada dia precisamos aprender a viver com novas regras, leis e com nossos animais não é diferente. Eles também sofrem por ter suas rotinas alteradas, ainda mais quando se trata do passeio, eles sofrem ao ver o nosso sofrimento. É interessante apresentar a eles possibilidades, para quem tem gato em casa, eles geralmente amam caixas de papelão, papel, bolinhas e outros. Tudo pode se tornar diversão e sem você precisar gastar.
Para quem tem cachorro, é muito legal aproveitar este tempo para adestrar, brincar, abraçar, assistir juntos. Aproveite ao máximo todas as oportunidades com os seus pets!