Que tal fazer uma lista de metas para os próximos 12 meses? Psicóloga alerta que pode ser frustrante passar o ano sem planos para serem cumpridos
Toda a virada de ano é a mesma coisa: planos para o futuro, sonhos de uma vida nova, dinheiro, paz e amor… Mas, infelizmente, não é sempre que tudo isso se concretiza. Porém, para que estas metas saiam do papel e se tornam realidade é necessário:
- Definir metas alcançáveis, com objetivos e prazos para serem atingidas;
- Dividir as metas em pequenas realizações;
- Não engavetar seus planos e objetivos ao longo do ano;
- Mudar a rota, se for necessário;
- Celebrar suas pequenas conquistas.
De acordo com a psicóloga Shirley Ventorini (CRP 08/09452), se você tem uma forte tendência a procrastinar, por exemplo, pode ser que precise desenvolver e elevar seus níveis de foco e comprometimento para a realização das suas metas, isso deve acontecer em relação a todos os seus autossabotadores. Para isso, comece a identificá-los um a um e trabalhe com inteligência, resiliência e afinco para bloquear e eliminar as suas influências negativas.
“O ano de 2020 foi um ano difícil, fomos surpreendidos pela pandemia do coronavírus, alterando nossa rotina, bem-estar físico, emocional e social, afetando como nos sentimos”, relata a profissional.
A saúde mental é como reagimos às exigências, desafios e mudanças com a vida, está relacionada à qualidade da interação individual e coletiva. Diariamente, vivenciamos uma série de emoções boas ou ruins, mas que fazem parte da vida, como lidamos com elas é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental. Quanto a isso, podemos tomar alguns cuidados:
- Autoconhecimento;
- Manter uma rotina;
- Dormir bem;
- Atividade física;
- Saber lidar com as emoções.
É importante analisarmos o que a pandemia nos ensinou, o que aprendemos com tudo isso? E ter o olhar de que foi um ano difícil, mas nós aprendemos a valorizar as coisas simples da vida como amigos e a família. Indo além, esse ano nos fez passar por altos e baixos e ainda assim seguir em frente. Apesar das adversidades podemos sair dele melhores. “Não buscar ajuda profissional, contribui para o agravamento do estado emocional, não hesite em procurar”, alerta Shirley.
A Revista + Saúde deseja a todos um 2021 cheio de saúde e de prosperidade!