Para a arquiteta Anna Romancini, a beleza e estética não são as únicas preocupações ao projetar ambientes. Ela também acredita em unir isso com a criação de espaços saudáveis e de pertencimento
A arquitetura tem sido vista com outros olhos na hora de criar ambientes onde as pessoas vão passar longos períodos, e isso se intensificou ainda mais na pandemia, quando milhares de pessoas precisaram deixar os escritórios para trabalhar em casa.
Nesse cenário, a recomendação era clara: não trabalhe na sua cama, tenha um espaço próprio para dedicar-se ao trabalho. Não faltaram dicas de como montar um espaço de home office confortável, com indicações para a utilização de luz natural, como harmonizar as cores e até escolher a cadeira certa.
Mas afinal, os espaços podem influenciar na saúde e bem-estar das pessoas?
Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que o ambiente é responsável por 19% dos fatores que impactam na saúde, mas isso não tem a ver apenas com grandes estruturas, mas pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.
como os ambientes podem modificar a forma como nos sentimos
De acordo com a obra O Erro de Descartes de António Damásio, o organismo humano tem emoções primárias, as quais não conseguimos controlar, mas que existem para assegurar que nos manteremos vivos, como a adrenalina, fome, medo, etc. O corpo reage quando há algum perigo iminente para poder salvar a própria pele, e isso faz com que sentimentos de ansiedade e angústia venham à tona.
Assim como a mente é capaz de alterar nosso estado físico, o corpo também pode modificar a nossa condição mental. Se não podemos controlar nossas emoções primárias, existem algumas dicas que podem fazer com que os sentimentos ruins fiquem escondidos enquanto os bons tomam lugar. Um dos grandes truques está no ambiente.
Existem lugares que podem provocar a sensação de opressão, poder, medo ou sucesso. Vamos tomar como exemplo as memórias, nas suas lembranças é muito provável que não exista apenas a situação, mas também cheiros, cores, texturas, sabores, etc. O que a arquitetura precisa levar em conta na hora de criar um espaço são as memórias coletivas, aqueles detalhes que causam as mesmas sensações para a maioria das pessoas.
A arquiteta especialista Anna Romancini defende que a estética de um projeto é seguida pelo bem-estar, e não o contrário.
“Ter um espaço para chamar de seu, que te faz bem, com as suas memórias, com seus afetos e do seu jeito… Isso é pertencimento, isso é identidade, isso é a projeção de um espaço com respeito por quem você é, isso é saudável”, destaca Anna Romancini
Dicas da arquiteta Anna Romancini para uma espaço que promova o bem-estar
Para garantir um ambiente saudável, esses são alguns dos detalhes que você deve prestar atenção:
Ventilação
Um local com ventilação adequada, é capaz de prevenir a proliferação de vírus e bactérias, e evitar que doenças contagiosas se espalhem entre as pessoas.
Iluminação
A dica é sempre priorizar a iluminação natural. A luz errada pode causar fadiga e problemas relacionados à visão. Mas os reflexos da luz do sol também podem atrapalhar em algum ponto do dia. Assim, é importante ter cortinas que barram os raios de luz.
Cores
A teoria das cores explica que as mais claras causam a sensação de ampliação de espaço. Além disso, são muito eficientes para estimular a concentração.
Isolamento acústico
O barulho pode deixar as pessoas estressadas, irritadas e até mais ansiosas. Um ambiente saudável também precisa de silêncio.
Agora que você já sabe que criar um ambiente saudável vai muito além de preocupações estéticas, dê uma boa olhada nos ambientes que frequenta. Procure identificar o que está te incomodando e o que poderia ser mudado. E mais do que isso, garanta que o seu projeto será saudável!
Depoimentos
Ana Paula Prestes Virmond Traiano
“Quando surgiu a ideia de reformular o escritório da clínica, vou dizer que não imaginei tamanho resultado. Não somente a estética, mas principalmente, a funcionalidade e otimização de tempo para as atividades. Ficamos realizados com o resultado e com a qualidade de vida operacional e profissional do novo espaço. Consigo senti-lo como o meu espaço, a minha identidade e essência!”
Vinicius Traiano
“Queria alguém que criasse um espaço em que me sentisse bem, afinal, é o meu consultório. Propus o desafio de colocar uma super TV no teto pensando no conforto dos meus pacientes. E a Anna trouxe ainda mais do que isso. Ela conseguiu a personificação e sofisticação de um lugar que faz parte da minha rotina. E, sem dúvidas, um lugar que me faz bem todos os dias”.
📲 Whatsapp/Fone: 42 9 9965-9552
📍 BESHA BOULEVARD – SALA 3
Av. Vereador Serafim Ribas, 2882 – Boqueirão, Guarapuava – PR