Como anda o seu humor?
Nas minhas aulas, o humor é tão importante quanto asanas (posições corporais) e pranayamas (técnicas respiratórias). Despertar a alegria dos alunos ajuda a relaxar tensões. Encarar os desafios da vida com um mínimo de bom humor é fundamental para manter a saúde e equilíbrio emocional.
Falando em desafios da vida, como as técnicas do Yoga podem melhorar o desempenho do atleta após horas de treino? Revistas direcionadas ao esporte, como corridas e artes marciais, do mês de abril e maio desse ano, enfatizam a importância do Yoga e da meditação como formas de manter a saúde do corpo e da mente.
O fato é que mesmo em situações adversas, o bom humor parece ser necessário para a aquisição de um estado de paz interior, pois é através dele que conseguimos escapar da realidade incômoda, evitando o sofrimento sem ultrapassar os limites da saúde mental.
A edição nº 66 da Runner’s, do mês de abril, diz: “Estenda o tapete de Yoga e torne-se um corredor mais forte, mais veloz e em forma. Um treino regular de Yoga com boa supervisão pode melhorar seu condicionamento e sua corrida e afastá-lo das lesões”. A revista GracieMag, nº 206, do mês de maio traz como título: “Guerreiro Zen, como o Yoga pode melhorar o seu Jiu-Jitsu”.
A prática diária de Yoga possibilita:
1. Flexibilidade
2. Saúde das articulações
3. Fluxo de oxigênio
4. Dose de força
5. Postura forte
6. Mente relaxada
7. Socorro à espinha
8. Auxílio à dieta
E falando em artes marciais, quem nunca ouviu falar em Rickson Gracie? É uma das maiores lendas vivas das artes marciais da atualidade, possui um histórico de 487 lutas vencidas, entre elas está o Jiu-Jitsu. Rickson é responsável pelo desenvolvimento de muitas técnicas, e também trouxe diversos elementos extras, como o Yoga, para complementar seus treinos. Por sua fama como artista marcial, participou do último filme do Incrível Huck, ensinando a Bruce Banner (interpretado pelo ator Edward Norton) técnicas de respiração para o controle da raiva.
O Yoga considera as práticas de esporte saudáveis, contanto que seja polivalente, isto é, que se pratique sem exageros diversas modalidades. No caso do esporte profissional, o exagero acarreta em uma utilização demasiada do corpo, ocasionando os inúmeros problemas ósseos e musculares tão conhecidos e temidos pelos atletas.
O Yoga pode ser de extrema utilidade para o atleta, alongando a musculatura, proporcionando excelente condicionamento cardio-respiratório, promovendo consciência corporal, ensinando a relaxar apropriadamente, e, principalmente, aumentando a concentração, os reflexos e o equilíbrio psicoemocional do atleta.
Por: Maristela Souza