A nutricionista Mariane Roseti Macedo (CRN 8-10381) nos ajuda a responder se o ovo faz mal ao coração
Há um tempo atrás o ovo já foi considerado um “vilão”, porém hoje temos estudos que comprovam que na realidade é um “mocinho”. Isso porque é um dos alimentos mais completos que existem.
Ele é rico em nutrientes, principalmente na gema, como:
- proteínas;
- gorduras boas;
- minerais;
- vitaminas;
Um desses nutrientes é a colina. Ela é benéfica para a saúde do coração e cérebro, e previne anomalias fetais.
Emagrecimento e massa muscular
Outra característica é que gera saciedade por conta das gorduras boas e proteínas, ou seja, ajuda no processo de emagrecimento, além do ganho de massa muscular.
Com isso podemos afirmar que os ovos não prejudicam nosso coração, pelo contrário, já que diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Isso acontece pelo aumento dos níveis de HDL, o colesterol bom, que é proporcionado. Assim como também diminuem os níveis de insulina e são ótimos para a visão, entre muitos benefícios.
Uma curiosidade é que os ovos caipiras são ainda mais nutritivos, podendo ter até 20 vezes mais ômega-3 presente em relação ao normal.
Veja Mais: Alimentação para ganhar massa muscular
Consumo ideal de ovo
A quantidade ideal de ovos ao dia varia para cada pessoa, objetivo e necessidades, não havendo uma regra. Porém, é indicado comer diariamente, sempre com equilíbrio.
O que devemos cuidar é como será preparado. A preferência é ele cozido, mexido, omelete, ou em receitas, evitando apenas a fritura por imersão.
Outro cuidado importante é não consumir cru, devido a Salmonelose, além de não utilizar se tiver rachaduras na casca, pois poderão estar contaminados.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde