Em meio a pandemia, o delivery tornou-se uma opção recorrente para não sair de casa. Mas, o que você anda comendo é saudável?

Responda rápido: se você está pensando em pedir comida, o que vem na sua mente? Se a resposta for pizza, hambúrguer, batatas fritas, doces ou salgadinhos, bem-vindo ao grupo de pessoas que não resiste a uma gostosura! Porém, precisamos estar conscientes dos perigos que a alimentação a base de fast foods pode oferecer. 

Por conta do novo cenário que estamos vivendo, houve um aumento significativo de pessoas que priorizam consumir alimentos prontos e rápidos, seja pelo fato que as mesmas julgam como praticidade, facilidade do dia a dia, rapidez ou baixo custo. 

De acordo com a nutricionista Bruna Letícia dos Santos (CRN 12718), a maioria dos preparos que constituem a rede de fast foods podem trazer riscos para a saúde, especialmente por se tratar de alimentos hipercalóricos. “Se esses alimentos estiverem aliados a inatividade física, isso torna a ingestão desses pratos maior do que seu gasto energético, gerando um acúmulo de gorduras no organismo, podendo acarretar doenças como obesidade e, consequentemente, tornando-se fator de risco para o desenvolvimento de outras patologias, como hipertensão, resistência à insulina, diabetes melittus, Acidente Vascular Cerebral (AVC), câncer e dislipidemias”, alerta Bruna Letícia. 

Grande parte dos alimentos ofertados ainda oferecem outro problema: o excesso de sódio, açúcares, aditivos alimentares e gorduras. “Inúmeros estudos ressaltam o aumento de taxas relacionadas a obesidade e sobrepeso, sendo um dos grandes problemas de saúde pública e o risco para crianças são ainda maiores, já que o organismo precisa lidar com sérias doenças logo na infância”, diz a nutricionista. 

Fast Foods com saladas são uma boa opção? 

Segundo Bruna Letícia estes são melhores se comparados a preparações isentas das mesmas, porém, ainda assim, não podem ser consideradas opções saudáveis. “Altamente calóricos, os acompanhamentos desses pratos fazem com que a salada presente, perda quase que totalmente o seu valor, pois, o que ainda se sobressai é a alta qualidade de aditivos alimentares, excesso de sódio, gorduras e açúcares. Mesmo assim é preciso estar atento a forma como esses acompanhamentos se encontram, se são feitos na hora ou se são congelados”, destaca a profissional. 

Apesar de muitas pessoas consumirem fast foods com frequência, uma grande parcela da população procura alimentar-se de uma forma mais saudável e, com o crescimento desse público, vários restaurantes e lanchonetes estão adaptando suas refeições, colocando preparações em sua forma mais natural. A nutricionista recomenda dar preferência a locais que ofereçam comidas feitas na hora, frescas sendo de grande importância questionar sobre quais temperos foram utilizados, e assim, certificar-se de que o que está consumindo é realmente saudável e sem adição de temperos industrializados.

Mas, lembre-se: a comida caseira preparada por você é a melhor de todas, só assim saberá com toda certeza quais ingredientes foram utilizados. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias faz parte dos dez passos para ter uma alimentação saudável, procure colocar em prática sempre que possível. 

Receita saudável

Hambúrguer de Lentilha

Ingredientes:

  • 200g de lentilha;
  • 1/2 xícara de farelo de aveia; 
  • 2 colheres (sopa) de gergelim (ou outra semente de sua preferência); 
  • 1 cebola pequena; 
  • 1 dente de alho; 
  • Sal e cheiro verde a gosto. 

Modo de preparo:

Deixe a lentilha de molho por pelo menos 8 horas, nesse período troque a água uma ou duas vezes. Cozinhe a lentilha por 10 a 15 minutos, escorra a água e reserve. Metade da lentilha bata no processador para formar um purê e reserve. Refogue a cebola e o alho com um pouquinho de azeite, até dourar. Misture todos os ingredientes: lentilha cozida, purê de lentilha, alho e cebola refogados, gergelim. Caso seja necessário, adicione mais aveia para conseguir modelar (o ideal é que seja pouco para que prevaleça o sabor da lentilha). Tempere a gosto e modele os hambúrgueres. Deixe alguns minutos no congelador, para que ele adquira consistência e não desmonte no preparo. Você poderá grelhar na frigideira ou assar.

Dica: Ingerir com pão integral, queijo minas ou ricota, alface e tomate. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome