Se você já gosta dele na culinária japonesa e no quentão da festa junina, vai querer inclui-lo também no seu cardápio depois de conhecer os seus benefícios para a saúde

Quem olha para o gengibre na feirinha do supermercado não imagina o poder que ele carrega. Esse rizoma de origem asiática já é usado há mais de 3 mil anos, seja na alimentação, seja como remédio para diversos males. Recentemente, a própria Organização Mundial da Saúde reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para prevenir enjoos e náuseas.

Mas seus benefícios não param por aí. Segundo a nutricionista Marcely Nerone, o gengibre é uma rica fonte de vitamina B6, magnésio, cobre, potássio, silício, fósforo, ferro, zinco, cálcio e betacaroteno. “Além disso, o gengirol, composto responsável pelo sabor picante do gengibre, é também antisséptico, anti-inflamatório, antioxidante, analgésico e antipirético”, completa a nutricionista.

 

Santo remédio contra doenças

Conforme Marcely, como remédio o gengibre assume múltiplos benefícios, tais quais:

  • Inibe a agregação das plaquetas evitando o aparecimento de trombos;
  • Possui ação cardiotônica, efeito protetor de células nervosas contra doenças degenerativas e atividade protetora contra o câncer;
  • É considerado um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo e auxilia na queima de gordura;
  • Ajuda a melhorar o funcionamento do sistema digestivo, circulatório e respiratório;
  • Auxilia no alívio de cólica menstrual, bronquite, mau hálito e dor de garganta;
  • As propriedades carminativas, presentes no gengibre, auxiliam na redução de dores no estômago, pois atuam no relaxamento dos músculos gastrointestinais, impedindo a formação de gases e evitando inchaços.
  • É também frequentemente utilizado no tratamento de diarréia induzida por bactérias.

 

Auxilia no emagrecimento

Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia. Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos, como o gengibre. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.As propriedades antioxidantes do gengibre estimulam as enzimas do fígado a eliminarem toxinas. Quanto menor o número de toxinas no organismo, melhor será o seu funcionamento, deixando assim o metabolismo mais acelerado, estimulando a queima de gordura e auxiliando na redução de peso”, explica a nutricionista.

Segundo a nutricionista, o gengibre possui também ação anti-inflamatória, a qual auxilia na redução da celulite.  Além disso, ele pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. “No entanto, é importante deixar claro que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que o consumo do gengibre, com este objetivo, mostre resultado, é necessário aliá-lo à alimentação regrada e exercícios físicos”, aconselha.

A nutricionista ainda ressalta a proteção do gengibre contra a distensão abdominal durante o dia e produção de gases. “O chá de gengibre é uma das melhores estratégias para diminuir esses sintomas. Use uma colher de sobremesa para 300 mL de água fervente, faça uma infusão de 10 a 15 minutos”, recomenda. “Bioativos benéficos como o farnesol, o gingerol e o citral ligam-se com gases excretando-os nas fezes, ou seja, muda o estado físico e a eliminação é feita no bolo fecal, sem a eliminação dos inconvenientes gases. O ideal é tomar o chá 3 vezes ao dia”, completa.

 

Consuma com moderação

A princípio, o consumo do gengibre é seguro para a maioria das pessoas, mas é preciso ficar atento as contraindicações. De acordo com a nutricionista, muitas pesquisas mostram que o gengibre deve ser usado com precaução por mulheres grávidas no primeiro trimestre de gestação, e muitas vezes, deve ser até evitado. Pessoas que apresentam hipertireoidismo também devem evitar o gengibre, pois este tipo de problema já acelera o metabolismo e pode causar perda de massa muscular. Pessoas cardíacas também devem usar com cautela o gengibre. “De modo geral, o gengibre é um alimento seguro quando utilizado com moderação. Procure sempre um nutricionista para certificar-se de que você será beneficiado pelo gengibre”, aconselha.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome