A mudança de hábitos pode ser difícil. Por isso, é muito importante ter um nutricionista
lhe auxiliando nessa transformação
O nutricionista é o profissional responsável por orientar as pessoas a manterem hábitos alimentares saudáveis. É graças a preocupação com a alimentação saudável e busca por maior qualidade de vida que aumentaram as oportunidades no mercado de trabalho na área. De acordo com a nutricionista Índia Mara Bottin (CRN 8-8462) a nutrição surgiu na sua vida quando precisou decidir sua profissão, na época em que prestou o vestibular. “Ao longo da faculdade me identifiquei muito com o curso, gostava das matérias e me vi fazendo aquilo”, conta a nutricionista.
A nutrição é a verdadeira paixão da profissional e ela vê o que faz como um propósito de vida. “A nutrição é o que faz o meu olho brilhar e o motivo que eu acordo todos os dias com vontade de viver, eu vivo a minha profissão 24 horas por dia, converso com amigas, dou dicas para as pessoas que me perguntam, faço atendimento voluntário para algumas pessoas que precisam, essa é a minha missão, levar mais saúde para as pessoas”, afirma Índia Mara, que após concluir a sua formação, passou a observar o quanto era importante passar para as pessoas o que uma boa alimentação é capaz de proporcionar.
A nutrição é a base para uma boa saúde, através de construção de bons hábitos, é possível criar uma rotina para que o nosso corpo funcione de uma maneira mais adequada e equilibrada, proporcionando mais bem-estar, atenuando sinais e sintomas ruins, como gastrite, sono ruim, queda de cabelo, ansiedade, estresse e muitos outros sintomas que variam de acordo com a nossa nutrição.
Novos hábitos alimentares
Quando falamos sobre novos hábitos alimentares, a nutrição é a base para que isso ocorra de uma forma eficiente. “Em primeiro lugar, eu gosto muito de comentar sobre a cultura alimentar, nossos vícios e crenças, temos que estar abertos a novas mudanças e, principalmente, saber os benefícios que bons hábitos alimentares nos trarão”, afirma Índia Mara.
E foi a busca por novos hábitos alimentares que fizeram com que a advogada Deborah Volanin Toleto Vier buscasse ajuda da nutrição ainda em 2017, pois estava insatisfeita com o seu corpo e com a forma que se alimentava. “Desde a adolescência, eu buscava ‘dietas milagrosas’ para ficar magra, embora eu nunca tenha estado acima do peso, buscando me inserir num padrão que eu jamais alcançaria por razões genéticas. Nessa época, não tinha consciência alimentar alguma, comia muito mal e muito errado”, relata Deborah.
Mas, ao longo do tempo, Deborah percebeu que muito mais eficaz do que as “dietas milagrosas” era a mudança de hábitos alimentares. “Durante o período em que fiz a última dessas dietas milagrosas de blogueira fitness sem formação, emagreci muito. Estava perto do que eu considerava ‘bom’. Todavia, o meu corpo começou a mostrar sinais de que a minha saúde não estava bem. Meu cabelo caiu muito, minhas unhas estavam enfraquecidas e quebradiças, minha pele estava com aspecto feio, sentia- me cansada e indisposta para realizar atividades diárias, entre outros sintomas. Foi então que decidi, finalmente, buscar o auxílio de quem estudou e dedicou parte da sua vida à nutrição”, destaca a advogada.
A nutrição precisa ser equilibrada de acordo com a individualidade de cada um, sempre pensando no paciente como um ser humanos único. Para Índia Mara, os pilares da nutrição são:
– Adequação: adequar o consumo alimentar de acordo com a nossa necessidade, estilo de vida e funcionamento corporal de cada indivíduo;
– Harmonia: estar equilibrada a nossa ingestão de vitaminas e minerais e o mais
importante, ser uma comida que nos dê saúde e prazer;
– Qualidade: ter uma variação alimentar, escolher alimentos coloridos e diversas
formas de ingeri-los;
– Quantidade: a quantidade deve ser ideal para suprir a necessidade do nosso corpo,
evitando dietas muito restritivas.
E, foi nesse processo que a Deborah desenvolveu a consciência alimentar e segundo ela, com altos e baixos, evoluiu muito. “A principal mudança que a nutrição proporcionou na minha vida foi desenvolver o amor próprio. Alimentar-se de forma saudável, atendendo às demandas que o nosso corpo precisa, é um ato de amor. Amor para com o nosso corpo e a nossa alma. Consigo notar perfeitamente o quanto fico para baixo, cansada e até triste quando não estou me alimentando bem. E consigo perceber o quanto isso muda e me sinto totalmente disposta, como se fosse possível conquistar o mundo, quando me alimento bem”, diz Deborah.
“Mudar hábitos não é uma tarefa simples, sobretudo hábitos alimentares que nos acompanham desde quando nascemos”, relata Deborah.
Índia Mara ainda ressalta que a maior alegria para um nutricionista é ver seus pacientes criando consciência alimentar, sabendo fazer escolhas mais saudáveis, equilibrando o consumo de alimentos ruins para a nossa saúde e tendo mais responsabilidade na própria alimentação, pois é ela que definirá o futuro das pessoas. “É importante ver o nosso corpo com mais amor, mais cuidado, com zelo e atenção, que a alimentação ela nos nutre e nos traz sentimentos de bem-estar, alegria e união”, diz a nutricionista.
Para nós, enquanto veículo de comunicação que leva a notícia especializada em saúde, bem-estar e qualidade de vida a nutrição é muito valiosa e precisa ser destacada. Por isso, nessa edição, comemoramos também o dia do nutricionista e, nada melhor do que evidenciar o papel desse profissional para homenageá-lo. Por isso, um feliz dia para todos os nutricionistas!