O molho de tomate caseiro é a melhor opção para evitar os problemas de saúde que as versões industrializados podem causar
Cozinhar pode ser tudo de bom. Além de uma atividade prazerosa, fazer a própria refeição pode ser mais saudável para nosso organismo. Isso se deve ao fato de que ao escolhermos nós mesmos o que cozinhar, evitamos abusos de ingredientes que fazem mal.
Simplesmente pelo fato de estarmos cientes do que vamos colocar na boca, já indica que estamos no caminho correto para uma alimentação saudável.
O que não pode acontecer é pegar muitos atalhos na hora de cozinhar, principalmente apelando para os produtos superindustrializados. A verdade é que alimentos prontos, ou congelados, podem abusar de substâncias que não nos fazem tão bem, como gorduras saturadas, sódio, açúcar e conservantes.
Veja Mais: Colocar sal debaixo da língua eleva a pressão arterial de forma rápida?
Molho de tomate industrial não faz bem
O molho de tomate é um desses exemplos. Esse ingrediente é apreciado pelo mundo todo e presente em quase todas as culinárias. Ele é servido junto a massas, tortas, sanduíches e ainda sendo base para muitos outros molhos.
A nutricionista Mariane Roseti Macedo (CRN 8-1038) lembra que as opções industriais de molho de tomate não são as melhores quando o assunto é alimentação saudável. Nesse sentido, é melhor optar pelo molho de tomate caseiro.
“Muita gente utiliza molhos prontos, pela facilidade, porém boa parte deles não são bons para nossa saúde, devido a presença de grande quantidade de sódio e conservantes”, aponta.
A indústria por trás dos molhos de tomates, por vezes, mostra que não se importa muito. Na obra O império do ouro vermelho: A história secreta de uma mercadoria universal, o jornalista francês Jean-Baptiste Malet faz uma investigação a nível mundial da produção e comercialização de concentrado de tomate.
Entre as várias descobertas chocantes está a venda de produtos com a data de validade passada há muito tempo. Os concentrados de tomate recebem uma nova leva de conservantes para voltarem aos estoques de fábricas mundo afora.
Veja mais: Os segredos do tomate venenoso
Receita Molho de tomate caseiro
A nutricionista Mariane Roseti Macedo, nos passa uma versão do molho de tomate que é fácil de fazer, sem exagerar nos ingredientes que podem fazer mal.
“Essa é uma receita de molho de tomate simples, que pode ser congelado para facilitar o dia a dia”, destaca.
Ingredientes
- 1 kg de tomate maduro;
- 1 cenoura pequena ;
- 1 cebola;
- Sal;
- Manjericão;
- Azeite de oliva extravirgem.
Modo de preparo
Coloque em uma panela de pressão os tomates cortados, com semente e casca. Adicione a cenoura e a cebola picadas.
Acrescente um pouco de sal, manjericão e uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem.
Cozinhe na pressão por 10 minutos sem colocar água na panela. Logo após, bata o cozido no liquidificador, com cuidado para não se queimar, até ficar homogêneo. Acerte o sal e está pronto seu molho de tomate caseiro.
Pode ser congelado e usado com facilidade, garantindo um ótimo valor nutricional.
qual o rendimento da receita e os valores nutritivos.