beterraba - alimentos para diminuir o colesterol

A raiz é rica em nutrientes e um ingrediente versátil, podendo ser consumida crua, cozida ou em sucos.

O sabor adocicado que cai bem em saladas, sopas e refogados não é o principal atrativo desse alimento. Com o perdão do trocadilho, a beterraba é um prato cheio em termos nutricionais. O seu consumo está relacionado a benefícios como o aumento da imunidade, do fôlego e prevenção de doenças do coração.

O que faz ela ser tão boa para o consumo, segundo a nutricionista Índia Mara Bottin (CRN 8-8462), são suas propriedades. Um exemplo é o nitrato, que impacta diretamente o desempenho físico, já que aumenta a oxigenação do sangue. Os efeitos na corrente sanguínea também se revertem para prevenir doenças cardíacas. “Ele ajuda a controlar a pressão sanguínea pois o nitrato ao entrar no corpo é convertido em nitrito, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos melhorando a circulação e a distribuição de nutrientes pelo corpo”, explica.

Quem também agradece ao consumo do vegetal é a imunidade, já que o zinco e vitamina C melhoram o desempenho do sistema imunológico. Além disso,  o ferro presente em sua composição nutricional ajuda a evitar a anemia. E, pelo fato de possuir um alto teor de fibras, a beterraba é uma aliada no controle do colesterol.

Apesar de se encaixar em muitas receitas diferentes, caso consumida de maneira crua ela pode trazer algumas benesses a mais. “Conseguimos preservar melhor a sua quantidade de vitamina C e também a betalaina que é sensível ao calor”, complementa a profissional.

Quer uma dica de como consumir? que tal um suquinho?

“Uma sinergia nutricional muito eficiente para a atividade física é um suco de beterraba com laranja e limão! Outra forma de consumir o suco de beterraba também é adicionar gengibre e abacaxi”, finaliza Índia Mara.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome