Entre o intervalo da última refeição e a primeira do dia seguinte, há um longo período de jejum. Nesta fase, ocorre a queima de glicose e de glicogênio, fazendo do café da manhã um importante repositório de energia
O consumo frequente e adequado do café da manhã pode melhorar o poder de saciedade e, assim, reduzir a quantidade calórica total ingerida durante o dia. Nesse aspecto, em especial, o consumo de lanches calóricos também é diminuído com a presença da alimentação pela parte matutina. A substituição do café da manhã por lanches não saudáveis durante o dia não é uma prática correta, conforme propõe a nutricionista Carolina Mattiello Mendes (CRN8-7404). “Estudos sugerem como consequência de não se alimentar nesse período do dia o aumento do consumo energético total de carboidratos e, especialmente, os açúcares simples e as gorduras. O consumo adequado do café da manhã, então, pode auxiliar no controle do peso, proporcionando uma maior ingestão de vitaminas e minerais e menor ingestão de gorduras e açúcares”.
Mas, quais são os alimentos mais recomendados para esse período do dia? O ideal é o café da manhã ser uma refeição composta por todos os macronutrientes (carboidratos, uma boa quantidade de proteínas e boas gorduras), assim como vitaminas, minerais e fibras vindas de uma boa porção de frutas e cereais. A nutricionista explica quais alimentos são opções saudáveis para o café da manhã de pessoas que almejam realizar suas atividades diárias e manter o equilíbrio na alimentação. “Um bom café da manhã deve conter além de todos os nutrientes, uma boa quantidade de proteínas, pois o aumento do consumo proteico nesta refeição é eficaz no controle do peso corporal, promovendo maior saciedade, favorecendo o crescimento da massa corporal livre de gorduras, melhorando a composição corporal e também contribuindo na perda de gordura corporal”.
Para um café da manhã saboroso e nutritivo, a nutricionista sugere algumas opções:
- Cereais e grãos como pão 100% integral;
- Em substituição ao pão pode-se utilizar a tapioca;
- Aveia ou farelo de aveia;
- Ovos;
- Frutas;
- Café ou chás;
- Leite, iogurte natural e queijos;
É importante que o café da manhã esteja sempre adequado ao indivíduo de acordo com o valor calórico total consumido durante o dia e com o seu objetivo.