Chegou a época das melhores reflexões e das melhores refeições e queremos ajudar nas duas coisas!
Existem épocas do ano em que o amor fica no ar… dia das mães, dos pais, dos namorados.. mas vamos combinar que uma das datas mais queridas do ano é o Natal? Ahhh, é bom demais! E Natal tem um cheirinho muito específico: tender, chester, salpicão e a famosa (e injustiçada, diga-se de passagem) uva-passa. Por último, mas não menos importante: Bolachinhas Natalinas de Gengibre!!!
Na página ao lado, segue a receita das bolachinhas, que são uma delícia. Mas antes disso, vamos passar algumas receitas para que você deixe as suas reflexões Natalinas Especialíssimas, afinal, logo depois do 25 de dezembro, é a vez das resoluções de Ano Novo, e se você for como nós, vai querer chegar chegando em 2019.
- Na hora de estabelecer uma meta, seja objetivo. Nosso cérebro é igual a um uber: precisa de endereço completo pra chegar lá.
- Se existe uma situação que você não gosta mas se repete demais em sua vida, você está insistindo em cometer os mesmos erros, não é?
- Quando está muito claro para você o que precisa mudar e você não faz nada pra isso acontecer, você diminui o amor que tem por si próprio. Adiar o inadiável parece inofensivo, mas aumenta o problema.
- Você tem o costume de se anestesiar quando está triste? Antes que você associe isso com álcool ou drogas, lembre-se que pode acontecer com comida. Comer sem fome olhando para o nada… Vazio interior não se enche com comida.
- Quanto mais energia você gasta buscando culpados ou reclamando, menos energia sobra para redesenhar o que precisa na sua vida.
- Invista na sua riqueza interior e saiba que isso vale mais do que tudo que é transitório, como conta bancária, roupas de marca e carro da hora. Invista nessa coisa linda e rica que é a sua alma.
- E a faxina? Que sensação boa jogar fora tudo aquilo que não serve mais. Renova-se a energia! Assim como a gente faz em casa, a gente também precisa de faxina emocional. Ou você anda pra cima e pra baixo carregando lixo emocional? Rasgue o vínculo com o que você não quer mais ser, com o que te puxa pra baixo ou com o que não faz sentido pra você!
Fala a verdade: que boas dicas para entrar com o pé direito no ano que vai chegar. Inaugure um você novo em 2019. E um você que seja audacioso na cozinha, sem medo de testar novas receitas, como essa que vamos passar agora… segura lá!
RECEITA
Bolachas Natalinas de Gengibre
A delícia dessa receita é o cheirinho que ela deixa no ar. Além disso, a massa pode ser preparada antes e congelada para assar no dia.
Ingredientes (parte 1)
- 130 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
- 135 gramas de açúcar mascavo;
- 45 gramas de açúcar cristal;
- 410 gramas de melado de cana;
- 1 ovo;
- 3 colheres de sopa de rum.
*(se não quiser usar rum, pode ser água, mas o álcool vai evaporar ao assar, deixando apenas o sabor).
Ingredientes (parte 2)
- 700 gramas de farinha de trigo Especialíssima;
- 1 e ½ colher (chá) de sal;
- 2 colheres (chá) gengibre em pó;
- 1 colher (chá) canela em pó;
- ½ colher (chá) noz moscada ralada na hora;
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio.
Ingredientes do glacê
- 3 claras;
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha;
- 1 pitada de sal;
- 170 gramas de açúcar impalpável (com amido).
Como fazer as bolachas:
- Bater em batedeira todos os ingredientes da parte 1, até formar uma massa cremosa e homogênea.
- Peneirar todos os ingredientes da parte 2, misturá-los bem, e acrescentá-los à primeira mistura. Daqui em diante você, provavelmente, vai ter que misturar com as mãos, ou com a raquete da batedeira, que aguente bem uma massa um pouco mais pesada.
- Quando a massa estiver homogênea e consistente, separe em duas partes e coloque cada parte entre 2 folhas de papel manteiga.
- Amasse com o rolo até ficar com uma espessura de aproximadamente meio centímetro (5 mm) e coloque na geladeira por 2 horas.
- Tire da geladeira, tire a folha de cima e corte com moldes de bolachinha, ou com um copo, as bolachas.
- Depois de cortadas, pode deixar mais 15 minutinhos no freezer. Essa massa gosta de ser trabalhada bem geladinha.
- Nessa hora, se não tiver paciência para colocar o glacê depois de assadas, coloque algum confeito na massa, como perolazinhas ou bolinhas, antes de ir ao forno.
- Coloque as bolachas em uma assadeira untada e enfarinhada (ou com papel manteiga) deixando um espaço entre elas, pois elas irão crescer.
- Asse a 180 °C por aproximadamente 15 minutos.
Como fazer o glacê:
- Bata as claras em neve, adicione os demais ingredientes e bata bem.
- Coloque o glacê em um saco de confeiteiro com um bico pequeno e enfeite os biscoitos depois de assados.
- Deixe secar por aproximadamente 2 horas (ou enquanto os famintos aguentarem esperar :D).
Daí é só servir e se deliciar com esta maravilha! A Agrária Farinhas aproveita para desejar a vocês um Feliz Natal e um 2019 Especialíssimo: cheio de amor, alegrias, realizações e claro, Mais Saúde!