Nutricionista ensina como aproveitar as comidinhas típicas das festividades de São João, sem pecar no excesso de calorias e fazer uma festa junina saudável
É difícil não associar o mês de junho com as festas juninas. Mais difícil ainda, para quem gosta, é passar mais um ano sem comemorar. Por isso, conversamos com a Nutricionista Esportiva e Estética, Alana Lehn, (CRN 8 8930). Ela contou como não se queimar na fogueira das guloseimas, preparando receitas mais saudáveis e sem sair de casa.
A profissional lembra que alimentos típicos dessas festividades são, em geral, à base de produtos naturais, como milho, amendoim, coco, batata-doce e mandioca, porém o que costuma atrapalhar são as outras partes das receitas. “O problema é quando esses preparos levam outros ingredientes que podem elevar seu valor calórico, com muito açúcar ou sódio”, exemplifica.
Segunda Alana, é aí que muitas pessoas acabam exagerando na comilança. Mas é possível manter o equilíbrio para aproveitar muitas dessas delícias, deixando os pratos menos calóricos, sem descuidar da sua saúde. A ideia é aproveitar as partes naturais e substituir as que pesam na balança.
Um passo para conseguir isso é reduzir as quantidades de açúcar, gordura, sal, bem como, agregar temperos naturais. “Vai deixar os pratos mais saborosos e nutritivos, ficarão menos carregados de calorias. Além de cuidar mais da sua saúde, você consegue finalizar a festa junina sem sentir aquele peso no estômago”, explica.
Veja mais: Alimentação saudável no trabalho
Como fazer as substituições
A Nutricionista Alana Lehn dá dicas para diminuir o estrago das comidas típicas de festa Junina na dieta:
Milho verde: Consuma assado ou cozido e utilize pouco sal (de preferência o sal de ervas) e pouca manteiga para não pesar na balança e no coração.
Pipoca: Substitua a versão industrializada, repleta de sódio e gordura, pouco saudável e que não faz bem para a saúde, pela pipoca sem óleo. Coloque-a em um recipiente de vidro, cubra com papel filme e, em seguida, faça uns 20 furinhos com um palito de dente na superfície e leve ao micro-ondas.
Curau e pamonha: Diminuir a quantidade de manteiga, gordura vegetal, açúcar e leite de coco ajuda a reduzir as calorias desses quitutes.
Bolo de milho: Reduza o açúcar da receita pela metade e dê preferência aos óleos vegetais.
Arroz doce e canjica: Assim como o milho, esse cereal oferta doses generosas de carboidrato. Tente não pesar a mão no açúcar e dispense o leite condensado dentro do possível. Outra boa dica para dar um sabor especial a essas receitas é adicionar raspas de laranja, cravo da índia ou canela.
Cuscuz: Incremente a farinha de milho com legumes, ovos e atum ou sardinha para deixá-la mais nutritiva. Os peixes em questão, por exemplo, contêm gorduras que ajudam a estabilizar o colesterol.
Pinhão: A semente da araucária esbanja minerais e fibras, mas é calórica. Cozinhe-a somente em água e tenha cuidado com os excessos – 100 gramas de pinhão representam cerca de 175 calorias.
Vinho e quentão: Contêm álcool e, por vezes, adição de açúcar. Aprecie com moderação ou invista em uma versão caseira com suco de uva integral e outras frutas (abacaxi, maçã, maracujá), gengibre, casca de laranja e especiarias, como canela e cravo-da-índia.
Veja mais: O poder do gengibre.
Receitas alternativas para sua festa junina saudável
Pé de moleque com açúcar de coco e melado de cana
Alana conta que essa é uma opção mais saudável do que o doce tradicional, pois é elaborada como amendoim, amêndoas, castanha-de-caju, que são fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais importantes para a saúde. Além disso, leva açúcar de coco e melado de cana no lugar do açúcar refinado.
Ingredientes
- ½ xícara de açúcar de coco;
- ½ xicara de melado de cana;
- 1 xícara de água;
- 1 xícara de amendoim torrado sem sal e sem casca;
- ½ xícara de castanha-de-caju;
- ½ xícara de amêndoas;
- Óleo de coco para untar.
Modo de Preparo: Em uma panela, aqueça o açúcar, o melado e a água em fogo baixo. Quando formar uma calda, acrescente os demais ingredientes e mexa bem até engrossar. Coloque a mistura em uma forma com papel manteiga untado com óleo de coco, espalhe bem. Leve à geladeira por 1 hora. Em seguida, corte o pé de moleque em pedaços e sirva.
Quentão Funcional sem álcool
Como nem só de comidas vivem as festas, as bebidas também ganham uma receita que minimiza o impacto calórico. “É importante investir em versões não alcoólicas, ou então, apreciar com moderação”, recorda a nutricionista.
Ingredientes
- 300 ml suco de uva integral;
- 200 ml de água;
- 10 g gengibre;
- Canela em pau à gosto;
- 1 g cravo da índia;
- 1 laranja em rodelas;
- Adoçante à gosto se necessário.
Modo de preparo: Misture em uma panela o suco de uva, a água e deixe aquecendo. Depois inclua o gengibre, a canela, o cravo e as rodelas de laranja. Quando começar a ferver conte mais 10 minutos. Sirva em seguida, bem quente!
Obs: Caso queria fazer alcóolico, prefira utilizar o vinho seco
[…] Veja mais: Como fazer uma festa junina saudável sem sair de casa […]