Confira dicas para fugir da doença que é considerada um dos maus do século
O estilo de vida moderno produz pessoas mais sedentárias e com uma alimentação cada vez menos natural e nutritiva. Como evitar o acúmulo de gordurinhas assim? Optar por alimentos mais saudáveis, ingeridos de forma gradual e balanceada no dia a dia, garantem além do fim das gordurinhas, mais saúde, disposição e longevidade.
De acordo com a nutricionista funcional Lis Anne B. Fermino, a obesidade é o acúmulo de gordura corporal, e geralmente, a pessoa que chega a obesidade tem um histórico de alimentação hipercalórica e falta de exercícios físicos. “É classificado como obeso as pessoas que tem um IMC (índice de massa corporal) acima de 30 kg/m², levando em consideração, que essa composição corporal é predominante por gordura. Nos últimos 10 anos, a obesidade no Brasil aumentou em 60%, uma em cada cinco pessoas está acima do peso no país”, alerta a profissional.
Doenças relacionadas
O grande perigo da obesidade, que preocupa todos os profissionais da saúde, são as outras patologias que tem entrada fácil para quem sofre da doença. “A obesidade traz para o indivíduo inúmeros problemas de saúde, entre eles: diabetes, hipertensão, dislipidemias, problemas respiratórios, cardiovasculares, apnéia do sono, cansaço excessivo, problemas renais, digestivos, hormonais”, pontua a nutricionista. Mas qual a ligação da obesidade com outras doenças, como a diabetes?
Lis Anne explica que a patologia é um fator de risco que contribui para o aumento de casos de hipertensão e diabetes, por exemplo. “Entre 80% a 90% de indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 são obesos, sendo a obesidade um dos principais fatores de risco para essa patologia. Com o excesso de gordura corporal, ocorre o aumento da resistência à insulina, o que ocasiona aumento na glicemia, levando ao diabetes”, revela.
Como combater?
De acordo com a nutricionista, cada pessoa tem sua individualidade, o ideal para uma pode não ser para outra, porém, comer a cada 3 horas já é um início para reverter a obesidade. “Fazendo um café da manhã com uma boa qualidade de gorduras e proteínas diminui a ansiedade do final da tarde, assim como fazer um bom lanche no meio da tarde, diminui a compulsão da noite. Temos que trabalhar com estratégias para auxiliar nessa oxidação de gordura”, indica.
A nutricionista funcional orienta que a primeira coisa para organizar uma alimentação saudável é excluir os alimentos industrializados e manter os naturais. “Abrir menos e descascar mais, eliminando as frituras, os doces, fast-foods e refrigerantes”, afirma. “Trocando a farinha branca pela integral e dando preferência para frutas, verduras, legumes e raízes. Alimentos da “roça” mesmo!”, descontrai a profissional.
Quer uma dica?
Você não precisa deixar de comer coisas gostosas para ser saudável. Confira estas deliciosas receitas, super-nutritivas, que são alguns exemplos do que a nutricionista esportiva e funcional indica para comer sem culpa:
BROWNIE DE BANANA
- 1 banana média picada;
- 30g de farelo de aveia;
- 01 colher (chá) de cacau em pó;
- 02 nozes picadas;
- Essência de baunilha.
Modo de fazer:
- Em um refratário adicione a banana, farelo de aveia e o cacau.
- Amasse a banana já misturando com os demais, até a massa ficar homogênea (porém com pedaços evidentes de banana).
- Acrescente as nozes picadas, e gotinhas de essência de baunilha.
- Misture por mais uns minutos e despeje as porções em potinhos individuais, de modo que fiquem preenchidos com pelo menos 2 dedos de massa no fundo.
- Leve para assar em forno médio por 20 min.
COOKIES DE AVEIA
- 02 xícaras de aveia em flocos
- 01 xícara de chá de quinoa
- 02 ovos
- ½ xícara de chá de óleo de coco
- ½ xícara de castanhas do Pará picadas
- 01 xícara de chá de açúcar de coco
- 02 colheres de sopa de coco fresco ralado
- 01 colher de sobremesa de fermento em pó (opcional)
Modo de fazer:
- Misture todos os ingredientes, deixando ao final o fermento em pó. Faça pequenas bolinhas com auxílio de uma colher e disponha sobre uma assadeira, que não precisa ser untada.
- Com um garfo, amasse as bolinhas para formar os cookies, que devem ser do tamanho de sua preferência.
- Leve ao forno pré-aquecido e asse-os até ficarem dourados.
QUIBE DE QUINOA
- 1/3 xíc. chá de quinoa crua
- 1 xíc. chá de água
- 400g de carne moída magra
- 1/2 cebola média
- Hortelã
- Sal e pimenta síria ou do reino
Modo de fazer:
- Processe a cebola e a hortelã até formar uma pastinha.
- Coloque a quinoa para cozinhar junto com 1 xícara de chá de água. Após, misture a quinoa, a pastinha de cebola e hortelã e a carne moída em um recipiente. Misture tudo e tempere à gosto.
- O quibe cozinha rápido, então asse em forno alto, podendo utilizar o grill para dourar. Ele vai soltar uma água por causa da quinoa e demais ingredientes. Retire a água da travessa na metade do cozimento. Em cerca de 20 minutos está pronto.
PIZZA DE BRÓCOLIS
Para a massa:
- 1 brócolis inteiro (daquele durinho, também chamado de chinês) ou 1 couve flor;
- 1 clara;
- Sal e pimenta do reino à gosto.
Recheio:
- 380g de peito de frango cozido e desfiado;
- 1/2 xícara de molho de tomate;
- 2 colheres de sopa (50g) de requeijão light;
- 1 tomate grande cortado em rodelas;
- Sal e pimenta do reino à gosto;
- 1 cebola cortada em cubinhos;
Modo de fazer:
- Corte o brócolis, aproveitando os talos também. Cozinhe-o, de preferência no vapor.
- Amasse com um garfo ou triture com o mixer até o brócolis se desmanchar.
- Esprema o conteúdo em uma peneira para tirar todo o excesso de líquido.
- Deixe esfriar um pouco e junte o ovo, misturando tudo.
- Despeje em uma forma de pizza redonda e leve ao forno até a massa secar e endurecer (aproximadamente 25 minutos).
- Refogue a cebola, o frango e o molho de tomate, temperando-os.
- Monte a pizza: coloque o molho de frango sobre a massa, rodelas de tomate e despeje o requeijão por cima de tudo.
- Leve ao forno para aquecer.