Algumas dessas comidas contribuem no tratamento de doenças como a depressão
Com uma rotina agitada, níveis de estresse elevados e dependência excessiva de alimentos processados, a inflamação, que perturba o equilíbrio natural do corpo é cada vez mais frequente no nosso organismo.
Por isso, os alimentos anti-inflamatórios são importantes para prevenir doenças, como a depressão, conforme explica o nutricionista Evandro Wilk (CRN 8-12233), “os alimentos anti-inflamatórios podem contribuir no tratamento da depressão, como os vegetais, frutas, oleaginosas, sementes e carnes. Da mesma forma que alimentos inflamatórios podem piorar os quadros depressivos, como açúcar, carboidratos refinados e gorduras trans”.
A alimentação, aliada a prática de atividades físicas pode ter resultados ainda melhores. “Os exercícios auxiliam através da liberação da endorfina, que é o ‘hormônio do bem-estar’. Além de causar um aumento na autoestima e na saúde global”, ressalta o nutricionista.
Listamos 10 alimentos que vão contribuir no tratamento de depressão, envelhecimento precoce, além de melhorar a sua saúde da cabeça aos pés:
- Azeite extravirgem;
- Ervas e temperos;
- Alho e cebola;
- Chocolate meio amargo;
- Vegetais crucíferos;
- Abacate;
- Carne orgânica;
- Ovos;
- Peixes oleosos.
O nutricionista separou uma receita com alimentos saudáveis e muito benéficos para a sua saúde:
Smoothie de frutas vermelhas
Ingredientes:
- 1 xícara de frutas vermelhas congeladas;
- ½ banana-nanica congelada;
- ½ xícara de água de coco;
- 1 colher de sopa de chia ou linhaça;
- 1 colher de sopa de adoçante xilitol ou eritritol.
Bata os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura cremosa e homogênea. Bom apetite!