Confira algumas dicas para não exagerar nas confraternizações e também algumas receitas para desinchar
Com as datas festivas se aproximando e seus inúmeros pratos típicos, fica difícil resistir à tentação. E a pergunta recorrente nessa época é: existe uma maneira de curtir as festas sem avacalhar com a dieta? A nutricionista Lis Anne Bonardi (CRN 8/8456) comenta que natal e réveillon são duas datas que devem ser comemoradas, mas alguns cuidados podem ser tomados para não exagerarmos. “Aves assadas são tradições, podemos aproveitar essas fontes de proteína e deixar de lado o porquinho à pururuca, é uma ótima opção”, aconselha.
Além disso, Lis Anne também recomenda não exagerar em frutas secas, pois são de alto índice glicêmico e em relação as sobremesas, optar sempre pelas que possuem mais frutas e menos cremes. “Também escolha as proteínas mais magras e não exagere nas massas. Vale lembrar que o ideal é se preocupar com o que você come entre a virada do ano e o próximo natal, ou seja, durante o ano todo, e não se ater somente aos sete dias entre natal e ano novo”, ressalta a nutricionista.
E depois das festas? O que ajuda a desinchar para continuar aproveitando o verão?
A nutricionista cita alguns alimentos e chás que podem ajudar a desinchar, confira:
- Chá de cabelo de milho;
- Chá de cavalinha;
- Gengibre;
- Hibisco;
- Pepino.
Que tal um suchá?
O suchá é uma junção do suco com o chá. Tem propriedades antidiuréticas e é um forte aliado do desinchaço. Por que não apostar nele após as confraternizações de fim de ano? Aí vai uma receita:
- 1 copo de chá de cavalinha;
- 2 fatias de gengibre;
- 1 fatia de abacaxi;
- Folhas de hortelã.
Como fazer?
Bata tudo no liquidificador e coe. Pode beber até 2 copos ao dia.
Salada com molho de tangerina
Confira a receita desse prato que pode ser uma opção para seu fim de ano:
Ingredientes:
- 1 pé de alface americana (não muito grande)
- 8 tomates cereja
- 1/2 pepino
- 1/2 cenoura
- 1 maçã
- Suco de 2 tangerinas
- 2 colheres (de sopa) de salsa picada
- 2 colheres (de sopa) de azeite extravirgem
- Sal a gosto
Como fazer?
Corte a cenoura, o pepino e a maçã em palitos finos. Pingue umas gotinhas do suco de tangerina na maçã para ela não escurecer. Agora corte os tomates em 4 pedaços. Lave bem a alface, seque, rasgue as folhas com as mãos e coloque em uma saladeira com todos os outros que você tinha picado. Prepare o molho misturando o suco de tangerina com a salsa bem picadinha, o azeite e o sal. Misture bem com a ajuda de dois garfos. Sirva imediatamente.