O chimarrão oferta uma série de benefícios para saúde, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar
Um dos mais fortes elementos da cultura de vários países sul americanos é a erva-mate. Conhecida também como ouro verde, nome que vem da época em que sua produção impulsionava ciclos econômicos, essa planta é indispensável em muitos locais do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, por exemplo.
As formas de consumo podem variar. Aqui no sul do Brasil, por exemplo, é o chimarrão o que mais ganha o coração da população.
Mas muito mais que um hábito, a bebida oferece também muitos benefícios para a saúde.
A nutricionista Alana Lehn nos ajudou a apontar alguns desses pontos positivos, já que, como ela mesmo cita, “o chimarrão é riquíssimo em nutrientes”. Confira:
- Possui boas quantidades das vitaminas C, D, E e algumas do complexo B;
- Fonte de ferro e manganês. “Porém não é indicado a pessoas com anemia devido à sua cafeína, que diminui a absorção de ferro no organismo”, lembra Alana;
- Tem potássio que evita câimbras, o fósforo que garante energia e disposição e o manganês auxilia no crescimento ósseo;
- É uma bebida com muitas propriedades antioxidantes. Elas combatem os radicais livres e evitam o aparecimento de doenças que vão de gripes a alguns tipos de câncer;
- Contém polifenóis. Essa substância ajuda a eliminar aquela gordura que fica acumulada nas artérias e que pode acabar causando infarto. Porém, como destaca a nutricionista, é preciso um pouco de cuidado. “Vale lembrar que a cafeína pode causar um aumento de pressão, e por isso o chimarrão não é indicado a pessoas hipertensas”.
Demais cuidados com o Chimarrão
Apesar de ser bom, como tudo na vida, o exagero pode ser prejudicial.
Durante a pandemia, é importante que as pessoas não compartilhem a bomba, fazendo apenas o consumo individual.
Outra coisa, a cafeína presente na bebida pode gerar efeitos colaterais, podendo causar irritabilidade, insônia e até gastrite.
Além disso, a profissional aponta que ao ser consumido em excesso o chimarrão pode causar problemas sérios. Exemplos disso são o câncer de esôfago e estômago.
“Por isso, se você é fã desse mate lembre-se sempre que seu consumo deve ser de menos de 1 litro por dia. E vale lembrar que o chimarrão não substitui a ingestão de água”, finaliza.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde