Os benefícios da gelatina para a saúde envolvem o fortalecimento das unhas e cabelos, além de ser uma boa fonte de hidratação
A gelatina é comumente composta pelo colágeno presente no couro, nos ossos e nos tecidos de ligação de vacas, bois e porcos. Porém, muitas das gelatinas encontradas nos supermercados são ricas em aditivos químicos, não sendo saudáveis para o organismo. “As gelatinas comuns usadas pela maioria dos indivíduos são ricas em açúcar, o qual não compensa consumir por causa do colágeno que tem”, ressalta a nutricionista Lis Anne Bonardi Fermino (CRN 8/8456).
As funções do colágeno trazem vários benefícios para o nosso corpo. “Precisamos para o cabelo, unhas, ossos, cartilagem e pele. Porém, há outras possibilidades de encontrar colágeno, como o chamado peptídeo de colágeno, encontrados nas lojas de suplementação, casas de especiarias, farmácias e farmácias de manipulação”, ressalta Lis Anne.
Gelatina de ágar-ágar
Como as gelatinas comercialmente encontradas no supermercado contêm uma grande quantidade de corantes, recomenda-se trocá-la pela gelatina de ágar-ágar, que é igualmente benéfica. Essa gelatina não é uma fonte de colágeno animal, trata-se de uma gelatina de origem vegetal, feita a partir de algas marinhas, podendo também ser consumida por vegetarianos.
A gelatina de ágar-ágar é rica em fibras, ajudando a regular o intestino e aumentando a sensação de saciedade. Ela também rende mais do que a gelatina comum e não altera o sabor dos alimentos quando utilizada em receitas como bolos e sobremesas.
Contraindicações
De acordo com Lis Anne, pode ser um produto industrializado, é necessário que hipertensos cuidem com o excesso de sódio, e diabéticos com o açúcar.
Receita com gelatina
Essa receita é para quem gosta de gelatina e quer uma opção mais saudável. Confira:
– Pode-se fazer uma infusão de hibisco com frutas vermelhas e preparar a gelatina sem sabor;
– Outra possibilidade é fazer com sucos naturais.