O desejo por doce incontrolável por doce pode ser prejudicial a dieta e a saúde. Nutricionista ensina como controla-lo
Quem nunca se pegou sentindo vontade de comer algo doce? Não era necessariamente fome. Às vezes você poderia até estar biologicamente satisfeito, mas a sensação aparecia. É a popular fome de doce.
Esse desejo por doce é causado pelos diferentes estímulos relacionados à comida que podemos sentir e sucumbir a ela pode fazer mal.
Comer uma guloseima adocicada com moderação é ok, mas o seu abuso é que pode te colocar em uma encrenca. Muito açúcar pode resultar em diabetes ou obesidade, por exemplo.
5 dicas para controlar o desejo por doce
A nutricionista Carolina Pimentel, membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition, passou alguns passos a serem seguidos para controlar esse desejo por doce e substituições saudáveis para apostar, sem colocar a dieta em risco.
Doce tem hora
Não é bom consumir com estômago vazio, em jejum. “O melhor momento é sempre depois da refeição. E por estar saciada, provavelmente, você vai comer em menor quantidade”, fala Carolina.
Faça boas escolhas
Um doce à base de frutas pode ser uma boa pedida para amenizar o impacto. “Doce de banana, compotas ou frutas em calda saciam a vontade por doce e ainda oferecem vitaminas, fibras e outros nutrientes para o organismo”, sugere a nutricionista.
Ela lembra ainda que outras opções podem levar castanhas, que contém gorduras boas. Isso diminui a absorção do açúcar.
Para os chocólatras de carteirinha, o segredo está em escolher os produtos com maiores concentrações de cacau. Isso de deve pelo chocolate contar com menor quantidade de açúcar, além de possuir antioxidantes
Coma pouco
Aqui a ideia é simples: comer o suficiente para matar o desejo por doce. Não consegue dizer chega? dividir a guloseima com um amigo pode ajudar.
Aposte no triptofano
Alimentos ricos nessa substância ajudam no bem-estar e na melhora do humor, uma vez que agem na produção de serotonina. “Eles ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade e a controlar a vontade por açúcar”, coloca a nutricionista. Aposte em abacate, banana, queijo, amendoim, castanha-do-Pará e ovo.
Diminua o carboidrato simples
Alimentos ricos em carboidrato simples, como pães e massas, aumentam a glicemia de maneira rápida. A dica aqui é apostar nos integrais. Eles ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde