Carolina Mattiello Mendes (CRN8-7404) atua na área de Nutrição Esportiva e Clínica. Ela descobriu na adolescência a paixão por cuidar da saúde
Foi quase como uma revelação. Só que ao invés de anjos e trombetas, a mensagem veio até a então adolescente Carolina Mattiello Mendes em forma de consciência sobre a própria saúde. Logo que deixou o ensino médio ela se viu preocupada com a qualidade de sua alimentação e peso corporal. Foi assim, então, que surgiu a paixão pela área da nutrição.
Nem sempre na vida as situações caminham da maneira como se imagina. Por isso, ela levou um tempo para de fato se encontrar com a atividade pela qual era apaixonada.
“A nutrição não foi a minha primeira formação. Porém sabia que um dia realizaria meu sonho”, conta a hoje nutricionista esportiva e clínica.
Carolina aproveita o mês em que é comemorado o dia do nutricionista (31/08) para celebrar mais um marco na trajetória profissional dela. Em 2021 ela completa 10 anos atuando na área, sempre se dedicando a proporcionar o bem-estar aos seus pacientes.
Dedicação ao que ama
A própria área de especialização de Carolina foi escolhida pensando no que ela adora fazer.
“Desde pequena sempre pratiquei esportes e gostei. Por isso, me apaixonei pela nutrição esportiva a qual me especializei”, recorda.
Hoje é uma profissional especializada na nutrição esportiva e se dedica ao aprimoramento profissional. Atualmente realiza a terceira especialização, agora em Nutrição Ortomolecular e Nutracêutica Clínica.
Seus objetivos são seguir com a constante atualização.
“Se Deus me permitir continuo na busca de conhecimento, já que na nutrição há vários caminhos a seguir. E, somente com conhecimento exato e individualizado é possível ter segurança para lidar com situações de saúde e ser mais assertivo nas prescrições”, pondera.
Ajudando pessoas a encontrar saúde pela nutrição
A nutricionista lembra que uma alimentação adequada deve conter todos os nutrientes, os macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), micronutrientes (vitaminas e minerais). Garantindo que o que as pessoas colocam no prato contemplem isso, é a maneira que ela opta para auxiliar o próximo.
“Uma boa e adequada nutrição auxilia em muitas condições da saúde física e mental”, explica.
Ela destaca que com o trabalho de um profissional qualificado é possível ainda melhorar a composição corporal do indivíduo, emagrecer com qualidade e saúde, ganhar massa muscular (hipertrofia) e suplementar através de análise de possíveis deficiências alimentares de acordo com os objetivos do indivíduo.
Veja mais: Alimentos in natura são mais saudáveis
Aliás, a atuação do nutricionista vai além da mera prescrição de dietas. “Hoje prezo muito pelo bem-estar físico, social e emocional do paciente”, diz Carolina.
O caminho para tanto passa pela defesa dos princípios básicos da nutrição: quantidade, qualidade, harmonia e adequação. Esses pontos devem ser considerados juntamente com a individualidade e objetivo de cada paciente, recorda a profissional.
É dessa forma que a paixão pelo que faz soma-se pela qualidade técnica profissional e a constante atualização.
“O meu objetivo como nutricionista é permitir que o paciente realize escolhas alimentares mais saudáveis a longo prazo, contribuindo não apenas com o lado estético, mas principalmente para a saúde e longevidade”, completa.