Optar por um cardápio com mais alimentos in natura ou minimamente processados garante maior acesso a nutrientes, evitando os excessos dos ultra industrializados
A dica de ouro para ter saúde pela alimentação é consumir cada vez mais alimentos que sejam possíveis de descascar, deixando de lado os que precisam ser desembalados.
A recomendação vem, inclusive, do Ministério da Saúde. O Guia Alimentar da População Brasileira defende que essa categoria de produtos alimentares seja a base do cardápio. Segundo o próprio documento, isso se deve a questões de cunho cultural, social e ambiental. Na maioria das vezes, esses alimentos são até mesmo mais acessíveis.
Essa preocupação vai cada vez mais fazendo parte do cotidiano das pessoas. De acordo com um estudo da Esentia Inteligência, a população está mais antenada com a relação entre saúde e o prato.
O trabalho intitulado O brasileiro e os alimentos saudáveis encontrou dados interessantes, como:
- 59% das pessoas ouvidas têm a alimentação saudável como prioridade;
- 47% dos brasileiros passaram a ter mais consciência sobre a necessidade de adotar novos hábitos alimentares;
- 40% criaram hábitos alimentares mais saudáveis;
- 73% concordam que mudar a alimentação é tão importante para a saúde da mente, quanto para a do corpo.
Para obter esses números, a pesquisa utilizou uma metodologia que mescla diferentes técnicas, como entrevistas, relatos e análise de outras publicações.
Veja Mais: 8 dicas de alimentos para reduzir o colesterol
Você sabe o que é um alimento In Natura?
O Ministério da Saúde define essa categoria como aqueles produtos que não tenham sofrido qualquer alteração. Eles pode ter origem vegetal, ou animal, e se encaixam como exemplos as seguintes opções:
- Folhas;
- Frutas;
- Verduras;
- Legumes;
- Ovos;
- Carne;
- Peixes.
O que os torna mais saudáveis é justamente o fato de que não possuem aditivos. Do lado oposto, os alimentos industrializados são carregados de sal (ou sódio), gorduras nocivas ao organismo e açúcares.
Alimentos In Natura são aliados para a redução de peso
Comer bem, sem exageros e considerando a necessidade de cada organismo ajuda na obtenção de um conceito amplo de saúde.
Dessa forma, é possível também reduzir a chance de desenvolvimento de doenças como diabetes, colesterol alto, hipertensão e obesidade, por exemplo.
O controle do peso, inclusive, é possível por uma característica típica de alimentos in natura de origem vegetal. É a quantidade de fibras alimentares presente.
“As fibras possuem digestão mais lenta, preenchendo o estômago e dando uma sensação de saciedade. Assim, perde-se a fome e demoramos mais para comer novamente”, finaliza a nutricionista Alana Lehn (CRN 8-8930).
[…] Alimentos In Natura são mais saudáveis […]