O sal é um dos alimentos mais antigos do mundo.  Gregos, egípcios, judeus e japoneses guardam em seus manuscritos milenares referências ao uso do sal. Utilizado para dar sabor aos alimentos, além de curar e conservar os mais diversos produtos, o sal é o tempero mais usado ao redor do mundo.

Como o sal, uma substância natural, pode ser tão prejudicial à saúde? Para o bom funcionamento do organismo é importante ter um consumo diário de sódio, principal composto do sal, porém o problema está no exagero.

Seria fácil controlar a ingestão de sal se o uso dele fosse restrito às principais refeições, como almoço e jantar, todavia o grande problema do sal está na composição dos produtos alimentícios.

Pães, biscoitos, doces e refrigerantes são alguns dos grandes vilões do sódio. A OMS (Organização Mundial de Saúde) determina que o consumo de sódio deva ficar em dois gramas por dia, mas em apenas um copo de refrigerante pode conter o dobro desse valor.

Os malefícios causados pelo excesso de sódio no organismo são diversos. Problemas cardíacos, problemas nos rins, aumento da pressão arterial e retenção de líquidos são apenas alguns dos inconvenientes causados.

As mulheres são as principais vítimas desse consumo exagerado. As pesquisas apontam que o número de mulheres portadoras de doenças cardio-vasculares que já sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto aumenta anualmente.

Uma pesquisa realizada no Canadá analisou que uma pequena diminuição na ingestão do sal pode significar a redução de risco de colapso cardíaco de até 13%. Outro estudo aponta que mulheres que dão preferência ao uso de tempero pronto tem 30% mais de chance de serem obesas.

O sódio também está presente nos produtos dietéticos. É importante sempre estar atento às embalagens que contém a tabela nutricional. Uma pesquisa comprovou que refrigerantes zero ou diet tem um conteúdo de sódio quase duas vezes superior à versão comum.

Existem algumas alternativas para que a quantidade do sal consumido não esteja diretamente proporcional à quantidade de sódio. O sal marinho é uma alternativa mais saudável para a utilização como tempero no alimento. Embora o valor cobrado no mercado seja superior ao sal comum de cozinha, os benefícios vão além da redução de sódio. O sal marinho é mais natural e tem mais compostos que favorecem a saúde.

Para os que não encontrarem sal marinho, a segunda alternativa é usar o sal grosso batido no liquidificador com ervas e especiarias. Essa mistura pode garantir uma redução significativa no sódio e aumentar a expectativa de boa saúde.

 

Por: Cristiane Jesus Silvino (CRM 3350)

Site: http://dicassaudedamulher.com.br/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome