Só o treino em si não basta, é preciso cuidar do que entra no prato. Nutricionista conta como deve ser a alimentação para ganhar massa muscular
Para quem está pensando em “ficar monstrão” e ganhar massa muscular, um passo importante é cuidar da alimentação. O ideal é conseguir a ajuda de profissionais para seguir planos que irão se adequar de maneira correta às necessidades e objetivos de quem está buscando ganhar massa.
Carolina Mattiello Mendes (CRN8-7404) atua na área de Nutrição Esportiva e Clínica, ela explica algumas características da alimentação para quem está treinando com esse foco.
“Deve ser com alimentos de qualidade nutricional, periodizando a ingestão de proteínas ao longo do dia, em 4 a 5 refeições, para melhorar a concentração de aminoácidos no organismo, que é peça chave para a construção muscular”.
O que é preciso incluir na dieta para uma alimentação para ganhar massa muscular?
Nesse sentido, boas opções para incrementar a alimentação para ganhar massa muscular, são:
- carnes,
- ovos,
- peixes,
- leite e derivados de leite (caso a pessoa não possua nenhuma intolerância)
Outra recomendação da especialista é não reduzir e nem zerar o carboidrato.
“É a principal fonte de energia para os treinos e para a síntese muscular”, ela recorda.
Aqui, boas fontes são:
- batata doce,
- arroz, inclusive em sua versão integral,
- mandioca,
- aveia,
- frutas.
Por fim, não se pode deixar de lado as fontes de gorduras boas.
“Elas são essenciais, principalmente para manter a produção hormonal”, aponta.
Opções nesses casos são:
- oleaginosas em geral,
- amendoim,
- abacate,
- azeite de oliva,
- linhaça,
- coco.
Cuidado com os alimentos Fitness
Não é porque um produto é encontrado em uma determinada seção do mercado que ele irá ser uma boa escolha para quem está treinando. Muitas vezes, não se passa de uma opção de marketing.
Carolina esclarece que na maioria das vezes esses alimentos são ricos em densidade calórica, e pobres em nutrientes.
“Seja para emagrecimento ou aumento de massa muscular pensar sempre em priorizar a densidade nutricional de determinado alimento, ou seja, a quantidade de nutrientes que o alimento possui”, recomenda.
E o peito de frango com batata doce?
Quando as pessoas pensam em um prato voltado para ganhar músculo e entrar em forma logo vêm à cabeça essa dupla. A verdade é que considerar incluir esses dois ingredientes na sua rotina alimentar pode, de fato, ajudar.
A nutricionista explica que a fama vem da alimentação base de muitos atletas de fisiculturismo e bodybuilders.
“O frango tem uma proteína de alto valor biológico com baixa quantidade de gordura e a batata doce é uma ótima fonte de carboidrato, vitaminas e fibras”, finaliza .
Leia mais textos como esse na Mais Saúde
[…] Alimentação para ganhar massa muscular […]
[…] é importante ir além do ajuste de suplementação. “Você também precisará ter uma rotina de alimentação e exercícios adequada para ter bons resultados”, complementa […]
[…] alimentação balanceada, com boa porcentagem de carboidratos, proteína e gordura. E é claro, todos de boa qualidade. Isso […]