Abacate cortado ao meio

O abacate se destaca por seu valor nutricional alto e principalmente pela presença de gorduras. Porém é preciso cuidar para não exagerar

Quem acompanha a Mais Saúde, seja pela revista, aqui no site ou nas redes sociais, sabe que uma das principais dicas para a promoção da saúde e qualidade de vida, que os profissionais que entrevistamos dão, é preferir alimentos in natura. É a famosa frase “descasque mais, desembale menos” que você já deve ter lido nas nossas matérias.

E, uma grande aliada para quem está pensando em colocar o conceito citado em prática são as frutas. Entre elas, o abacate, que ganha destaque nos meses de fevereiro e março, já que é nessa época que acontece a colheita de quatro das sete variedades cultivadas no país, segundo a Associação Abacates do Brasil, entidade mantida por produtores rurais e demais membros da cadeia produtiva da espécie.

Vantagens para o corpo

Como já falamos por aqui, ele faz bem para o coração, ajuda no sistema imunológico, tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda no combate da diabete tipo 2. Muitos desses benefícios estão ligados a sua composição nutricional, que tem baixo teor de carboidratos e é rico em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, fato que o faz ser chamado de manteiga natural.

Além disso, contém quantidades consideráveis de fibras alimentares e vitaminas dos complexos A, B, C e E. Outros elementos que estão presentes em sua tabela nutricional são o potássio, cálcio, fósforo, manganês, magnésio e zinco.

A nutricionista Jo Lewin, em artigo publicado no portal good food, do veículo britânico BBC, fala que a regulação do apetite também é um ponto positivo trazido pelo abacate. Ela explica que a gordura presente no alimento pode levar ao aumento da sensação de saciedade, fato que o torna, inclusive, uma ajuda para quem deseja perder peso. Entretanto, ela ressalta que é bom não abusar da fruta, já que pode ser bastante calórica.

Salada verde com abacate e tomate

Ingredientes

  • 1 abacate maduro em cubos;
  • 1 tomate cortado em cubos;
  • 1/2 cebola picada;
  • Folhas diversas (alface romana, alface roxa, alface americana, agrião, rúcula)
  • Salsinha picada, sal, azeite e limão a gosto.

Modo de preparo

Lavar bem as folhas. Picar o abacate e o tomate em cubos, com o tamanho que preferir. Misturar todos os ingredientes com cuidado para que o abacate não se desfaça, temperar com salsinha, sal, azeite e limão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome