alimentos para diminuir o colesterol

Opções ricas em fibras alimentares, com gorduras boas, ou com pouco gordura no geral, estão entre os alimentos para diminuir o colesterol

Não tem jeito. Um dos caminhos para um estilo de vida saudável e evitar doenças a curto, médio e longo prazo passa pelo prato. Controlar o que comemos é essencial nesse sentido. 

Porém, alguns ingredientes podem ajudar não só na prevenção, mas também controlando situações que já estão ocorrendo. Um desses casos é o colesterol alto.

De maneira geral, alimentos para diminuir o colesterol são aqueles ricos em fibras e com poucas gorduras. Os grupos de alimentos que se inserem nesse caso são: carnes magras, azeite e óleo vegetal, em pouca quantidade, laticínios desnatados,  leites vegetais (arroz, aveia, castanhas). 

Frutas e vegetais crus, ou pouco cozidos, também se encaixam nessa lista, já que contam com um alto teor de fibras.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre algumas dessas opções de alimentos para diminuir o colesterol.

Maçã

Maçã - alimentos para diminuir o colesterolA fruta tem um nutriente chamado pectina, que é um tipo de fibra solúvel.

De acordo com a nutricionista Alana Lehn (CRN 8 8930) esse elemento faz com que a maçã, além de diminuir o colesterol, proporcione uma série de benefícios para o nosso organismo.

Exemplos disso são o bom funcionamento do sistema digestivo e  o auxilio no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Peixe

peixe - alimentos para diminuir o colesterolEles entram na lista por serem ricos em ômega 3. Isso faz com que eles ajudem a equilibrar o colesterol bom e ruim.

A nutricionista Alana Lehn explica que isso se deve aos ácidos graxos contidos nessa substância.

Eles reduzem a viscosidade do sangue, o que diminui a taxa de triglicerídeos e aumenta a parte boa do colesterol.

Beterraba

beterraba - alimentos para diminuir o colesterolTambém tem pectina, além de um alto teor em fibras, o que faz dela uma grande aliada para o controle do colesterol, conta a nutricionista Índia Mara Bottin (CRN 8-8462).

Além disso o ferro, zinco e vitamina C do vegetal contribuem com a imunidade e evitam a anemia.

Óleo de coco

oleo de coco - alimentos para diminuir o colesterolO nutricionista Evandro Wilk (CRN 8/12233) relata que esse ingrediente pode reduzir o colesterol LDL e aumentar o HDL.

Entre outros benefícios para o corpo estão os efeitos anti-inflamatório e antioxidade, garantidos pela alta concentração de vitamina E.

Como qualquer gordura, seu consumo deve ser moderado.

Batata doce

Aqui as fibras são as estrelas novamente, principalmente ela, a pectina.

De acordo com a nutricionista Índia Mara Bottin essa é a razão que a faz ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Dessa forma também a  batata doce atua prevenindo doenças cardiovasculares, como infartos, derrames e outras complicações.

Farelo de trigo

alimentos para diminuir o colesterol Farelo de trigoTambém chamada de fibra de trigo, essa é a camada externa do cereal.

Como o próprio nome diz, é rico em fibras solúveis e insolúveis. A nutricionista Alana Rossoni (CRN 8 8930 PR) cita ainda propriedades como proteínas e ferro.

Isso tudo ajuda a baixar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

Cúrcuma 

Essa é uma uma raiz da família do gengibre, também conhecida como açafrão-da-terra.

A nutricionista Ana Raíssa Orlosk lembra que estudos diversos apontam seus benefícios. Além de reduzir o colesterol ruim, o tempero também ajuda a regular a pressão arterial e triglicerídeos.

A profissional recorda que é preciso atenção, já que seu uso não é recomendado durante a gestação.

Berinjela

alimentos para diminuir o colesterolA nutricionista Carolina Mattiello Mendes lembra que o vegetal vem sendo notado pela ciência.

Segundo ela, trabalhos científicos recentes demonstram a atividade da berinjela como uma opção natural de controlar os níveis de colesterol.

Outros estudos mostra que essa é uma opção para a redução do colesterol sérico.

Ela explica que processo ocorre através de substâncias que se ligam ao colesterol no intestino, eliminando-o antes que seja absorvido pelo organismo.

Leia mais informações como essa na Mais Saúde

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome