Muito se fala sobre a importância do que comemos em nosso bem-estar e qualidade de vida. Hoje ensinamos como deixar a alimentação mais saudável com 10 dicas fáceis de colocar em prática
Descasque mais e desembale menos
Alimentos in natura, ou minimamente processados, podem ser aliados importantes no combate a obesidade, diabetes e demais doenças crônicas.
Coloque a mão na massa
Desenvolver e compartilhar suas habilidades culinárias são essenciais para bons hábitos alimentares. Cozinhe sua própria refeição sempre que possível.
Alimentação mais saudável precisa de fibras
É importante manter um cardápio rico em fibras. Elas regulam diversos aspectos do organismo, como o funcionamento intestinal, os níveis de glicose e colesterol no sangue, além de aumentar a sensação de saciedade.
Se mantenha hidratado com uma alimentação mais saudável
Coma mais frutas e verduras. Isso porque a maioria dos alimentos in natura tem alto conteúdo de água. Leite, frutas e saladas podem ser aliados para um dia mais hidratado.
Não da para esquecer da proteína
Carnes e leite são excelentes fontes de proteínas, cálcio, vitaminas B12 e D, que auxiliam na saúde óssea e muscular, conta o nutricionista Evandro Wilk (CRN 8-12233).
A alga nori, muito usada na cozinha japonesa, pode conter duas vezes mais proteínas que algumas carnes. Ela é utilizada em pratos como sushi, sashimi, saladas, bolinhos e poke.
Vai um peixinho aí?
Segundo a nutricionista Alana Lehn (CRN 8 8930), a carne branca fornece muitos nutrientes, sendo de mais fácil digestão e baixo valor calórico. Incluir peixe fresco na dieta fornece ao corpo vitaminas dos complexos B e D, cálcio, selênio, ferro e ômega 3. Isso ajuda no controle da pressão arterial, do diabetes, de doenças do sistema nervoso, na saúde do coração, entre outros.
Funcionando como um reloginho
“O kefir, é um alimento lácteo rico em probióticos, que auxiliam muito na saúde do intestino”, explica o nutricionista Evandro Wilk (CRN 8-12233
Coma com calma e mastigue bem suas refeições
A digestão começa na boca, com a saliva liberando enzimas que promovem a quebra dos alimentos, facilitando a absorção dos nutrientes e a digestão, além de ajudar a sentir saciedade.
O azedinho pode dar um up
Frutas cítricas, ricas em vitamina C, ajudam na síntese de moléculas que dão energia às células. Além disso, essas frutas têm capacidade antioxidante, combatem radicais livres e revigoram o organismo.
Maior saciedade e consumindo uma alimentação mais saudável
Maçã pode aumentar a sensação de saciedade, já que é rica em fibras, principalmente na sua casca. Ela colabora para uma digestão mais lenta, preenchendo o estômago e diminuído a vontade de comer novamente.
[…] 10 dicas para tornar sua alimentação mais saudável […]