Conheça algumas medidas para prevenir a doença nas unhas e nos pés.

 

Patologia comum, que atinge principalmente as mulheres, é motivo de incomodo, seja pela estética ou saúde dos pés. A onicomicose, mais conhecida como micose de unhas, segundo a podóloga Cinthia Belo, é ocasionada por um fungo, o qual normalmente ataca pessoas com a imunidade baixa, quando tem algum ferimento pode favorecer ou pode ser adquirido com material contaminado, como alicates e tesouras.

A micose pode acometer qualquer unha, podendo ser uma ou várias. “Os fungos se manifestam, normalmente, com alterações na unha, na sua coloração (podendo ficar amarelada, esbranquiçada ou amarronzada), presença de maceração (detritos), a unha apresenta descolamento do leito, onde embaixo se localiza a maceração, e a unha fica mais espessa (grossa)”, explica a podóloga.  A transmissão de fungos entre unhas pode ocorrer, de acordo com a profissional, pelo uso do mesmo material, como cortador e lixa de unha, sem ser esterilizado entre uma unha e outra.

Os lugares de maior incidência de proliferação dos fungos, conforme Cinthia, são piscinas, clubes, praia, saunas e uso de material não esterilizado.  “A micose pode também afetar a planta dos pés (tinha pedis) e as interdigitais (frieira), sendo importante secar bem entre os dedos para evitar a umidade e proliferação dos fungos”, afirma a podóloga.

Micose

            A infecção fúngica da lâmina ungueal requer cuidados específicos. O tratamento é realizado em conjunto entre dermatologista e podólogo. “O dermatologista irá solicitar um exame micológico e de cultura de fungos, já que algumas onicopatias podem apresentar as mesmas características que as onicomicoses, podendo ser confundidas. Após o diagnóstico e a prescrição do medicamento adequado, que pode ser via oral ou tópica, vem o procedimento do podólogo que faz a higienização e o corte da lâmina na parte que está contaminada, retirando toda maceração (detritos córneos). Em alguns casos retira-se toda a parte contaminada pelo fungo, aplica o medicamento e confecciona-se uma unha acrílica, acelerando o tratamento e melhorando a estética”, esclarece Cinthia.

 

 

 

Medidas preventivas:

 

A prevenção consiste, basicamente, de hábitos higiênicos.

– Evitar andar descalço em lugares públicos como piscina, saunas e praias;

– Procurar profissionais / locais que usam materiais esterilizados em autoclave;

– Procurar secar bem os pés, evitando a umidade que pode ocasionar os fungos;

– Não usar o mesmo calçado todos os dias, e de preferência deixar o calçado no sol para ventilar;

 – Dar preferência para meias de algodão, evitando as sintéticas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome