O método de se exercitar em cima de uma plataforma vibratória ganha cada vez mais adeptos. A plataforma é um dispositivo de elevada qualidade que dá origem a novas soluções de boa forma e bem estar, podendo ser utilizada também para fins terapêuticos.
A tecnologia da plataforma vibratória foi primeiramente utilizada pela antiga União Soviética para tentar minimizar os efeitos nocivos da ausência da gravidade em astronautas russos, submetidos a longos períodos no espaço. Eles retornavam com graves problemas de perda óssea e muscular. A técnica vibratória começou a ser difundida no país e chamar a atenção do mundo nas Olimpíadas de 1960, quando os russos começaram a ganhar a maioria das medalhas de ouro.
Atendendo, principalmente, o público que se preocupa com a saúde, mas não dispõe de muito tempo para acompanhar o ritmo das academias, a plataforma vibratória propõe resultados mais rápido e até mesmo, com o tempo, procura potencializar o efeito dos exercícios já praticados. A técnica também pode ser usada com finalidade terapêutica na intenção de gerar ganho de massa muscular em pessoas submetidas a cirurgias ou a outras situações que levem a perda não só de musculatura como também de massa óssea.
O sistema baseia-se em repetir estímulos sobre os músculos, tendões e ligamentos, os quais geram respostas de contrações imediatas, sem sobrecargas. Estudos mostram que com vibrações de30 a45 contrações por segundo é possível trabalhar até 100% das fibras musculares. Esse percentual é muito superior aos exercícios-padrão que utilizam, em média, 50% deste valor. Assim, os resultados esperados são atingidos na metade do tempo convencional.
O uso da plataforma evita movimentos bruscos e possíveis traumas provenientes de atividades físicas com aparelhos em academias ou ao ar livre. Além disso, ela trás a vantagem de trabalhar todos os grupos musculares com a adoção de diferentes posturas. Este equipamento pode ser usado por pessoas de todas as idades, estilos de vida e capacidades físicas, desde um atleta profissional até um simples praticante de fitness.
Aulas Supervisionadas
Com duração de 30 a 45 minutos, as aulas na plataforma vibratória podem ser individuais ou associadas a uma aula de pilates com aparelhos. São realizadas com a supervisão de um profissional especializado, que desenvolve um programa de exercícios específicos para atingir os objetivos e as necessidades de cada aluno, além de garantir a correta utilização do equipamento.
O treinamento sobre a plataforma é dividido em três etapas: alongamento, fortalecimento e relaxamento, todas realizadas sobre a plataforma, pois a mesma conta com programas diversos.
Benefícios:
– Fortalece e define a musculatura;
– Auxilia no ganho de massa óssea;
– Melhora da firmeza da pele;
– Aumento do metabolismo levando a maior queima calórica;
– Aumento da resistência física;
– Estimula a produção hormonal;
– Melhora a circulação sanguínea e estimula o fluxo linfático;
– Auxilia no tratamento da obesidade;
– Ajuda a combater celulite, gordura localizada, flacidez, arteriosclerose, estresse e depressão;
– Alongamento e relaxamento muscular.