Procedimento que previne o envelhecimento e muito popular 

Um procedimento estético bem popular atualmente é a aplicação de bioestimuladores de colágeno. Ouvimos falar disso em todo lugar, mas você sabe o que isso realmente faz com a nossa pele? Se não, vem com a gente descobrir tudo sobre os bioestimuladores de colágeno com o dermatologista Guilherme Kruger (CRM PR 21418 – RQE 23318). 

Primeiro de tudo, é preciso saber o que são os bioestimuladores de colágeno. Segundo o Dr. Guilherme, são substâncias injetáveis que, quando introduzidas na pele, estimulam nosso corpo a produzir mais colágeno, uma proteína que nos dá firmeza e elasticidade. “Imagine seu rosto como uma tapeçaria requintada. Com o tempo, essa tapeçaria pode começar a perder seu vigor e tensão, e é aqui que os bioestimuladores entram, agindo como um artesão que restaura a obra de arte, revitalizando e trazendo de volta sua estrutura original”, explica o dermatologista. 

Isso acontece porque, com o passar do tempo, o nosso corpo começa a produzir menos colágeno levando ao surgimento de linhas, rugas e flacidez. “Quando você faz exercícios para tonificar os músculos, está, em essência, fortalecendo essa ‘estrutura interna’. Da mesma forma, ao promover a produção de colágeno, estamos aperfeiçoando e fortalecendo a ‘malha de sustentação’ da pele, tornando-a mais vibrante, firme e jovial. Assim, o colágeno é um protagonista essencial para manter nossa pele radiante e saudável”.

 

Para quem é indicado?

“Os bioestimuladores de colágeno são indicados para uma ampla gama de pessoas: desde aquelas que estão começando a perceber as primeiras mudanças em sua pele, como perda de firmeza e elasticidade, até aquelas que desejam combater sinais mais evidentes do envelhecimento”, afirma o Dr. Guilherme. 

Para ele, não há um momento exato para começar as aplicações, mas geralmente, a partir dos 30 anos. Uma vez que, de acordo com o doutor, é nessa idade que já podemos observar certas alterações na textura e qualidade da pele. Além disso, eles são ideais para aqueles que buscam resultados mais naturais, que desejam rejuvenescer sem alterar drasticamente suas feições. “Então, se você valoriza uma pele saudável, vibrante e deseja potencializar sua beleza natural, os bioestimuladores podem ser excelentes aliados no seu plano de cuidados estéticos”.

 

Como é feita a aplicação? 

“Inicialmente, é realizada uma avaliação detalhada da pele, identificando as áreas que mais se beneficiarão do tratamento.”, conta o doutor. “Usando uma técnica precisa e uma abordagem personalizada para cada paciente, o bioestimulador é injetado nas camadas específicas da pele usando agulhas e cânulas. O procedimento é geralmente rápido, e para garantir o conforto do paciente, podemos usar anestésicos tópicos, tornando a experiência o mais indolor possível”. 

Ele ainda traz algumas orientações e explicações para depois que for realizado o procedimento. “Após a sessão, é comum sentir uma leve sensação de inchaço ou ver pequenas marcas no local da injeção, mas isso desaparece rapidamente. O verdadeiro ‘encanto’ acontece ao longo das semanas e meses seguintes, quando o corpo começa a produzir mais colágeno, revelando uma pele mais firme, rejuvenescida e radiante”.

Cuidados e precauções

E também é necessário tomar alguns cuidados após a aplicação, para que os resultados sejam os melhores possíveis e tenham maior durabilidade:

  •  Evite o sol:  nas primeiras 48 horas, proteja a área tratada da exposição solar direta. Se precisar sair, o uso de um bom protetor solar é essencial. Lembre-se de que a pele estará mais sensível e o sol pode comprometer os resultados. 
  • Minimize atividades intensas: atividades físicas intensas, como musculação ou ciclismo, devem ser pausadas por cerca de 24 a 48 horas após o procedimento.
  • Hidratação: mantenha a pele bem hidratada. Uma pele hidratada ajuda na regeneração e otimiza os resultados do tratamento. 
  • Por último, mas não menos importante, siga todas as recomendações e orientações pós-procedimento do seu dermatologista. “Nós, especialistas, criamos estes protocolos pensando no seu bem-estar e nos melhores resultados possíveis. Assim, ao cuidar com carinho de sua pele após o tratamento, você está investindo na longevidade e eficácia dos resultados”.

 

Observação: Embora uma leve vermelhidão, inchaço ou sensibilidade no local da injeção seja normal, se você observar qualquer reação incomum, é sempre bom consultar o seu dermatologista. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome