Dicas fáceis e práticas para você
Quem possui crianças em casa sabe que uma das dificuldades no cotidiano escolar é a preparação de lancheiras de uma forma que una sabor, praticidade e alimentação saudável. Com a correria tão comum do dia a dia e horários apertados, basear a alimentação dos filhos em produtos industrializados e altamente processados parece ser a opção mais fácil.
“Mas, ao fazer isso, a alimentação das crianças acaba não possuindo diversas vitaminas, fibras e proteínas que são importantes para o desenvolvimento do pequeno e para evitar doenças durante a vida adulta, como diabetes e hipertensão.”, afirma a nutricionista Jéssica Antunes (CRN8-11667).
Felizmente, existem diversas receitas caseiras que unem praticidade no preparo, sabor e os nutrientes necessários para que você possa montar uma lancheira que fará a alegria de qualquer criança
O que uma lancheira deve ter?
De acordo com a nutricionista, a lancheira dos pequenos deve ter um líquido: água, chá ou suco, se possível sem açúcar; uma fonte de proteínas: queijo, requeijão ou iogurte; uma fruta ou legume, principalmente que podem ser consumidos com casca ou que ela possa ser removida facilmente; e uma fonte de energia para que a criança possa brincar e focar nas atividades da escola, então carboidratos como pães integrais, bolos ou bolachas sem recheio, é importante não exagerar na quantidade.
Pensando na praticidade e também oferecer os nutrientes suficientes às crianças, a Jéssica trouxe algumas receitas fáceis e que podem ser preparadas para a semana.
Iogurte de morango (sem açúcar)
- 1 pote de iogurte natural integral;
- 10 morangos (preferência por frutas orgânicas);
- 1 banana madura OU 1 colher de uva passa (para adoçar).
Modo de preparo:
Junte os ingredientes e bata no liquidificador. Coloque por 30 minutos na geladeira e está pronto para servir.
Bolinho de Coco (sem açúcar/sem lactose)
- 2 Ovos (preferencialmente caipiras e orgânicos);
- 150g de coco ralado (preferencialmente fresco);
- 1 colher de sopa de óleo de coco;
- 1 colher de chá de fermento químico;
- 1 banana (para ficar mais, mas não é obrigatório).
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes e assar em forno pré aquecido por mais ou menos 30 minutinhos. Observe quando os bolinhos crescerem ou quando ficarem douradinhos.
Pão de Mandioquinha (sem glúten)
- 1 mandioquinha cozida e espremida;
- 3 colheres de sopa de polvilho azedo;
- 4 colheres de sopa de polvilho doce;
- 1 colher de sopa de chia (opcional);
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 1 colher de chá de sal;
- 1/3 de xícara de água morna.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes com as mãos e molde em formato de bolinhas. Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos. Pode ser congelado cru e assar quando necessário.
Cookie com Chocolate
- 1 ovo;
- 2 colheres de sopa de adoçante culinário xylitol ou pode substituir por açúcar de coco ou açúcar mascavo;
- 4 colheres de sopa cheia de farinha de aveia;
- 1 colher de chá de extrato de baunilha;
- 1 colher de chá de fermento para bolo;
- Gotas de chocolate 70% cacau.
Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes, modele com as mãos untadas de óleo, unte uma assadeira ou forre com papel manteiga e leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por 20 minutos.
Bolo Nutritivo
- 2 ovos;
- 1 ½ xícara de chá de beterraba;
- 1 xícara de chá de cenoura;
- 2 laranjas;
- ¾ de xícara de óleo;
- 1 ½ xícara de açúcar demerara;
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos, a beterraba, a cenoura, as laranjas sem casca e sem sementes e o óleo. Adicione os ingredientes secos e misture bem. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada, leve para assar em forno médio pré aquecido e fique de olho espetando com um palito ou garfo até eles saírem secos.
Diversão na cozinha!
“Aproveite também e inclua as crianças no preparo de alguns pratos mais simples. Além dela se divertir enquanto aprende sobre o valor dos alimentos naturais, esse momento de integração familiar pode ser importante tanto para os pais quanto para os filhos”, comenta Jéssica.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde