Conheça todos os benefícios que o pole dance oferece
Rodeado por inúmeras ideias pré-concebidas, o pole dance é uma modalidade que utiliza uma barra vertical para realizar exercícios. O estigma em torno do Pole Dance é por ter sido incorporado em performances de casas noturnas, clubes de striptease e etc. Mas, atualmente, a modalidade já se firmou no campo das atividades físicas comuns, sendo oferecido em academias e estúdios de dança.
Para entendermos mais sobre o pole e seus benefícios, conversamos com Soeli Coradassi do Studio Raqs Mahira, instrutora e atleta de pole dance.
Praticante desde 2009, fez formação para instrutora em Curitiba, São Paulo e Buenos Aires. Então começou a trabalhar com o pole dance na cidade de Guarapuava.
“Comecei por curiosidade, procurando uma atividade física diferente. Quando fiz a primeira aula, logo percebi que era uma prática que proporciona inúmeros benefícios. Passei a estudar e fazer a formação para instrutora de pole dance. Já trabalhava com a dança do ventre no Studio e logo que concluí a formação inicial, comecei a trabalhar com a modalidade de pole dance em Guarapuava”, disse Soeli.
Benefícios do Pole Dance
A instrutora contou que encontrou algumas resistências com a imagem do pole dance no início, mas, ao longo dos tempos, fomos construindo uma nova imagem sobre o pole dance e entendendo suas características e benefícios.
Tais como:
- Desenvolvimento de força;
- Definição muscular;
- Aumento da flexibilidade;
- Queima muitas calorias;
- Melhora coordenação motora e consciência corporal;
- Aumenta autoestima;
- Promove amizades e interação entre as alunas da turma incentivando a socialização;
- Atividade dinâmica e divertida que libera o estresse;
- Sentimento de superação.
Segundo Soeli o pole trabalha no corpo de forma geral. Acontecem mudanças perceptíveis no peso com redução de medidas, pois em uma aula é possível queimar até 600 calorias. “Os exercícios direcionados para a realização das manobras promovem resistência e força dos membros superiores e abdômen. Os giros e invertidas auxiliam na coordenação e na agilidade corporal. Para realizar as subidas e os exercícios de solo, os membros inferiores trabalham ativamente”, explica.
O pole dance também ajuda a manter a saúde mental de inúmeras formas. “Podemos dizer que o pole é uma prática completa, trabalhando em conjunto melhorando a parte física e emocional”, salienta a instrutora.
“Com certeza promove aumento da autoestima. Uma vez que, a praticante passa a ter um olhar diferenciado para si mesma e para suas habilidades. A praticante enfrenta seus medos e desafios na hora de realizar as manobras ou até mesmo na hora de colocar uma roupa mais curta”.
E se você está curiosa para experimentar a modalidade, mas ao mesmo tempo está pensando: “Isso não é para mim”. Por algum motivo, seja flexibilidade, peso, idade ou etc. Pode parar já com esse pensamento. Opole é para qualquer pessoa que quer experimentar algo diferente e se desafiar. “É uma modalidade maravilhosa e o único risco de praticar é que você pode se apaixonar e não querer mais parar”, finaliza Soeli.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde