Hábitos errados podem prejudicar a pele e causar doenças 

Você já parou para pensar que é preciso ter vários cuidados relacionados com a maquiagem? E será que você conhece todos eles? Para manter uma pele saudável, porém ainda continuar se maquiando, conheça algumas dicas da Dra. Tanmires Colussi (22.719), que é biomédica esteta e já trabalhou como maquiadora profissional, inclusive dando cursos de automaquiagem.

 

Preparando a pele

Primeiramente, antes de começar o passo a passo da maquiagem é essencial que você saiba qual o seu tipo de pele, seca, mista ou oleosa. Para, assim, saber quais produtos utilizar para trazer o que há de melhor para a sua pele. “Sempre ao iniciarmos a maquiagem precisamos estar com a pele limpa e higienizada, na escolha de um sabonete facial correto, com ph neutro, glicerinado, com extratos vegetais, os quais regulam a produção da oleosidade e equilibra o pH”, diz Tanmires.

A hidratação também é um passo importantíssimo, segundo a esteta. Isso deve ser feito com um bom hidratante facial livre de óleo e parabenos, com vitaminas e minerais e ativos hidratantes. Isso tira aquele aspecto de pele desidratada da make parecendo estar craquelada, descamativa, tornando o pigmento da base e do corretivo mais evidente, e assim, manter a maquiagem intacta.

 “Uma  dica legal também para uma make para o dia é: após o hidratante facial, passar um bom protetor solar com FPS acima de 30 para proteger a pele dos raios UV. E para noite ou uma make mais intensa, carregada, utilizar um bom primer com efeito glow. Além de ajudar a fechar os poros, dará aquele aspecto de pele viçosa e aveludada e irá deixá-la com um brilho iluminado incrível”, aconselha a doutora. 

 

Pode dormir com a maquiagem?

Às vezes depois do rolê dá uma preguicinha de tirar todo o reboco, então a gente acaba indo direto para a cama dormir. Sabia que isso prejudica e muito a sua pele? “Quando dormimos com a maquiagem, além de ela tampar e obstruir os poros, ela potencializa a ação da sua pele. Se ela for oleosa ficará com mais óleo no dia seguinte, e se for seca , estará super ressecada”, alerta Tanmires. 

E não adianta tirar a maquiagem na força do ódio não. Se você quer ter uma pele bonita, tem que procurar utilizar os produtos certos e sem esfregá-los no rosto. “Primeiramente, a pele deve ser limpa e higienizada com um bom sabonete facial, com ph neutro, glicerinado, com extratos vegetais, os quais regulam a produção da oleosidade e equilibram o pH. Posteriormente, a água micelar junto com algodão é de grande ajuda para retirar os resquícios que ficaram de base, corretivo, máscara de cílios e batom. Além de ajudar a minimizar o ressecamento, controlar a oleosidade, hidratar e deixar a pele viçosa”, orienta a doutora.

Tanmires ainda traz uma super dica para aqueles dias mais corridos ou quando a preguiça bate de jeito. “Temos os lenços demaquilantes, que já de cara dispensam o algodão. São portáteis e removem a maquiagem das mais leves às mais pesadas, sem agredir a pele e em um único passo”.

 

A saga dos pincéis 

O instrumento o qual você aplica também interfere. Se varia a maneira que uma sombra ficará se for aplicada com um pincel de esfumar ou com um pincel de aplicação com cerdas sintéticas, imagine na saúde da pele. 

Por isso, Tanmires faz um destaque para a higienização dos pincéis. “Não é saudável nem para sua pele e nem para vida útil dos seus pincéis passar muito tempo sem lavá-los. Esses acessórios acumulam impurezas e microorganismos, como fungos e bactérias que podem comprometer a saúde da pele e provocar dermatite de contato, por exemplo. Se você usa seus pincéis diariamente, eles acumulam mais produto e a umidade facilita o crescimento de bactérias e fungos, então devem ser lavados no mínimo uma vez por mês”

Então como devemos limpar os nossos pincéis? A doutora Tanmires responde. “A melhor maneira de higienizá-los é utilizar produtos específicos para limpeza de pincéis. Ou então mesmo shampoos infantis ou detergentes neutros para fazer a lavagem”. 

De acordo com as orientações da doutora, é preciso misturar o produto escolhido com água morna, molhar o pincel na solução líquida, tomando cuidado para não molhar a base das cerdas. Após isso, faça movimentos circulares na palma da mão, ou em uma superfície lisa, mas não esfregue. Vá conferindo em um papel toalha se toda a sujeira saiu. Enxague e remova o excesso de água com papel toalha. Deixe o pincel deitado sobre uma toalha para secar naturalmente. Para ela, isso será suficiente para tirar o acúmulo de produtos e manter as cerdas macias. 

 

Os perigos dos produtos vencidos

Se já passou da validade, quer dizer que não dá mais para consumir. Às vezes dá dó de jogar aquele iluminador lindo fora, ou aquele aquele batom perfeito já saiu de linha. Pois é, dá dó mas não tem o que fazer. “Cada produto tem sua data de validade, condizente com seu tempo de consumo. Então devemos sempre estar atentos às datas e respeitá-las”, fala Tamnires.

Além disso, segundo a doutora, os cosméticos possuem conservantes que mantêm a qualidade e segurança de uso dos produtos. Quando a maquiagem vence esse componente perde a eficácia e dá lugar a proliferação de fungos e bactérias. “Os produtos vencidos podem colocar em risco nossa saúde, quando eles são aplicados na pele, podem causar irritação, inflamação e infecções, e até mesmo um quadro de acne ou descamação”.

Se ligou em todas essas dicas? Então bora colocar todas elas em prática e iniciar essa jornada em busca de uma pele linda e saudável. 

Leia mais textos como esse na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome