Médico especialista aponta quais os cuidados necessários para quem deseja realizar plásticas no verão. Evitar o sol é o principal desafio
O desejo de realizar uma cirurgia plástica vem acompanhado de diversas dúvidas e incertezas. Cada procedimento possui suas peculiaridades e cuidados necessários, mas o fator externo também interfere no pós-cirúrgico.
Dr. Josué Montedonio (CRM/SP 117312 RQE30714), cirurgião plástico, explica quais são os cuidados que devem ser tomados ao realizar uma cirurgia no verão.
“É importante reforçar, antes de tudo, que a melhor época para realizar uma cirurgia-plástica é quando você terá tempo para se recuperar e cuidar adequadamente do pós cirúrgico”, comenta o méidoco.
No entanto, o cirurgião plástico explica que o inverno acaba sendo um período mais confortável. Dependendo do procedimento pode haver a necessidade de usar cinta modeladora ou meia elástica. Ambos os recursos, atrelados ao calor, podem colaborar com o inchaço, que é comum em alguns procedimentos.
Evitar o sol é o principal desafio para quem faz plásticas no verão
O cirurgião afirma que o mais importante é evitar exposição direta ao sol durante pelo menos durante 90 dias após a cirurgia.
Acontece que, para quem realizar plásticas no verão, esse é um desafio maior. Isso aocntece por conta das temperaturas mais altas e a exposição solar que é mais agressiva.
Após o período inicial, caso haja a necessidade de exposição, o paciente deve se munir de:
- óculos;
- chapéus;
- protetor acima de 50 UV.
“O sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento e manchas cutâneas”, explica.
Segundo ele, o ferro presente na composição do sangue atrelado a uma exposição solar aumenta o risco de escurecer a cicatriz e manchar a pele, principalmente em cirurgias faciais e lipoaspiração.
Cirurgia-Plástica durante o ano todo
Dr. Josué ainda aponta que a tecnologia hoje evoluiu muito e que isso colabora com a recuperação independente da estação.
“Temos hoje cirurgias de mama que apresentam recuperação em 24h. Além disso, existem tecnologias como Bodytite e Morpheus que apresentam resultados mais imediatos e pouco invasivos”
O especialista finaliza afirmando novamente que o mais importante ao realizar uma cirurgia plástica é o planejamento. É preciso considerar o tempo de recuperação, repouso, drenagens e cuidados gerais, pois esses fatores são o que irá impactar no resultado final.
Leia mais informações como essa na Mais Saúde