Renata Tavares (CRM 19692), médica dermatologista, comenta sobre a rotina Skincare para peles maduras que une saúde e beleza neste artigo
Atualmente existem muitas informações nas redes sociais e mídias a respeito de produtos de skincare. São cremes com promessas milagrosas, colágeno, vitaminas, entre outras coisas.
Mas nem tudo que se fala é real. Muitas vezes as pessoas acabam comprando produtos caros, mas que são inadequados ao seu tipo de pele.
Os cuidados com a pele devem se iniciar desde a infância. Já quando pequenos, o uso de filtro solar e hidratação é indispensável. Quanto mais cedo nós cuidarmos melhor e mais saudável será o envelhecimento da nossa pele.
Para cada necessidade, um cuidado
Quando avalio um paciente do ponto de vista estético, vejo quais suas queixas (manchas, oleosidade, acne, rugas, alergias ou flacidez, por exemplo. A partir disso, considerando também a idade, faço um planejamento terapêutico.
Indico desde os cuidados em casa com o skincare adequado, até procedimentos injetáveis, peelings e tecnologias que possam melhorar aquela queixa.
Falando sobre skincare para peles maduras
Nesses casos, minha primeira orientação é o filtro solar adequado para cada tipo de pele. As oleosas exigem filtros em gel ou sérum. Já as peles secas demandam a utilização de cremes.
A limpeza também é um passo importante. Existem sabonetes líquidos, mousses e em barra. A indicação depende do tipo de pele, se é acneica, sensível ou mais seca. Água micelar é outro recurso e serve para ajudar na remoção mais profunda da maquiagem.
Pela manhã, após a limpeza, recomendo muito produtos em sérum, com vitaminas como a C, E, ácido ferúlico e ácido hialurônico. Ele é absorvido facilmente, o que ajuda a aplicar o filtro solar depois. Esse, por sua vez, pode ser com cor ou não.
Para a área dos olhos podem ser utilizados produtos com ação hidratante e calmantes de manhã. Os recomendados para noite podem ter clareadores e retinol.
Ainda sobre o período noturno, após a limpeza adequada, com sabonete e água micelar, oriento hidratantes mais concentrados, mas, novamente, isso vai depender do tipo de pele, e após a absorção utilizo produtos com alfa hidroxiácidos ou ácido retinóico, com ou sem clareadores.
Porém, quando o assunto é skincare para peles maduras, tudo isso é variável e deve ser adequado para a necessidade de cada paciente. Na dermatologia podemos indicar linhas de dermocosméticos prontos, já que existem opções excelentes. Além disso, também formulamos manipulados com frequência, já que às vezes, alguns pacientes preferem algo mais individualizado e preparado especialmente para si.
Leia mais informações como essa na Mais Saúde
[…] Skincare para peles maduras […]