No mês em que é celebrado o dia do psicólogo, conheça o impacto que um profissional de psicologia pode ter na vida das pessoas e porque procurar um psicólogo
Agosto é um mês especial para uma classe de profissionais que trabalha pelo bem-estar, qualidade de vida e saúde mental das pessoas. Estamos falando dos psicólogos, que têm seu dia lembrado em 27 de agosto.
A data foi escolhida porque marca o aniversário em que foi sancionada a Lei nº 4.119, de 1962. Essa é a legislação que dispõe sobre a profissão e os cursos de Psicologia no Brasil
Para além de um marco histórico, essa também é uma oportunidade de agradecer pela possibilidade de exercer a profissão, acolhendo quem caminha pelo território do autoconhecimento. É isso que acredita a psicóloga Luciane Huchak (CRP 08/23066).
“Atuo sempre com amor, profissionalismo, dedicação e ética. Agradeço aos meus pacientes pela confiança e por me permitirem fazer parte desse processo”, recorda
Porque procurar um psicólogo: 6 motivos
O profissional de psicologia tem um papel importante na sociedade. A princípio, só isso já é uma boa razão do porque procurar um psicólogo. Porém, Luciane explica que de maneira geral, um psicólogo atua:
- Ajudando a lidar com problemas do passado que possam interferir na vida da pessoa;
- Auxiliando a enfrentar os questões cotidianas com mais firmeza e segurança;
- Fazendo com que o indivíduo adquira um maior conhecimento sobre si mesmo. Dessa forma, ele poderá melhorar seu comportamento humano fisicamente, socialmente e emocionalmente;
- Promovendo o processo de autoconhecimento, trazendo saúde e bem estar, na esfera profissional, na qualidade de comunicação, em decisões assertivas;
- Melhorando as relações das pessoas e desenvolvendo o amor próprio;
- Apoiando em momentos difíceis, como enfrentamento do luto e situações traumáticas.
“Aplicamos métodos científicos para compreender a psique humana e atuamos também no tratamento e prevenção de doenças mentais, melhorando a qualidade de vida”, conta Luciane.
Mudando a visão sobre a psicologia
Apesar da importância e do impacto que a psicologia pode ter na vida das pessoas, nem sempre ela é encarada da maneira correta. Assim, as pessoas acabam não tendo o real entendimento do porque procurar um psicólogo.
“A sociedade ainda vê o nosso trabalho, e até mesmo a psicoterapia, como sinônimo de ‘loucura’. Este preconceito vem sendo desconstruído aos poucos, mas temos ainda um caminho a percorrer para que seja desmistificado”, esclarece Luciana
Ela lembra ainda que a informação é a parte mais importante do processo. Ou seja, quanto mais se falar sobre o assunto, mais deixará de ser um tabu.
Isso é que garante que a psicoterapia, ou a procura do psicólogo, sejam uma forma de prevenção relacionada à saúde mental, facilitando também seu acesso.
Conselho para os futuros psicólogos
Aproveitando a oportunidade do dia em que é lembrada o estabelecimento da profissão, a psicóloga deixa um recado para quem pensa em seguir o mesmo caminho que o seu:
“Tenha empatia e paciência, exercendo a profissão com muito respeito, pois estará tocando ‘o mundo’ da outra pessoa. Lembrando de que fará parte do seu trabalho, diariamente, lidar com pessoas em diferentes situações e de extrema fragilidade emocional. Se colocar em seus lugares e ver seus problemas de forma delicada e preocupada fará com que você seja reconhecido como um profissional humanizado”, aconselha Luciane.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde