Sabe aquela velha história de que o adoçante faz mal ou de que pode causar câncer? A nutricionista, Marcely Nerone (CRN8 9077), fala sobre isso
Os adoçantes são substâncias químicas, obtidas através de matérias primas naturais ou artificiais e desenvolvidas pela indústria de alimentos. O objetivo do uso do adoçante no dia a dia é reduzir o consumo excessivo de açúcar, para aquelas pessoas que o usam de maneira excessiva.
Porém temos que ter em mente que não são bons se consumidos demasiadamente. O adoçante contém carboidrato e causa pico glicêmico e que, se você consumir além da sua capacidade de metabolizar nutrientes, te fará desenvolver doenças.
Entretanto, se o consumo é dentro da recomendação diária e com consciência, não existem estudos que comprovem os malefícios.
Veja mais: Esqueça o açúcar! Conheça alternativas doces e saudáveis
Veja mais: Os alimentos super poderosos na gravidez
Adoçante não causa câncer
A correlação de desenvolvimento de câncer é bem estabelecida em síndrome metabólica por exemplo.
Ou seja, a pessoa tem diversas doenças associadas, um intestino hiperpermeável (possui desequilíbrio nas bactérias que compõem a flora intestinal) e maior proliferação de bactérias gran negativas devido ao seu hábito de vida nada saudável. E, não unicamente ao consumo de adoçantes de maneira isolada.
Assim, usar adoçante é uma ferramenta útil para o dia a dia de quem deseja diminuir o consumo de açúcar. Afinal, eles estão entre as substâncias mais estudadas por órgãos reguladores e científicos de todo o mundo.
Porém, vale ressaltar que seu consumo deve ser de maneira moderada e consciente. Além disso, é indicado ser associado a uma alimentação saudável e prática de atividade física.
Leia mais informações como essa na Mais Saúde
[…] Veja Mais: Adoçante faz mal e causa câncer? […]