A causa e os possíveis tratamentos da lombalgia podem variar. Saiba mais nesse texto do médico ortopedista Gustavo Werle Ribeiro (CRM/PR: 29905)
Lombalgia é o nome dado a dores nas costas, em sua porção inferior. É uma das patologias mais comuns encontradas nos consultórios, não somente nos ortopédicos.
Cerca de 90% das pessoas serão afetadas em algum momento da vida, grande parte delas com queixas regulares. Também corresponde a grande causa de incapacitação ao trabalho e atividades do dia a dia.
A coluna vertebral consiste no conjunto de ossos conhecidos como vértebras, com a função de sustentar o corpo. E por meio dela, também, que passa a medula espinhal, que tem função de comandar o corpo inteiro, bem como é responsável pela sensibilidade.
Causas da lombalgia
A dor nesta região pode ter diversas causas, como traumas e, quando crônica, pode estar associada a degeneração dos discos intervertebrais, deslizamento de vértebras (espondilolistesis) e estenose vertebral, entre outras. Quadros depressivos podem estar associados.
As crises podem ser bastantes intensas, mas uma investigação imediata nem sempre é necessária.
Somente se busca uma causa de imediato quando a condição está associada a traumatismos, que podem causar fraturas, ou quando há o que chamamos de bandeiras vermelhas, como associação a febre e emagrecimento.
A persistência dos sintomas e sintomas neurológicos, como amortecimento de extremidades, também geram preocupação e são indicações de avaliação médica.
Nas lombalgias crônicas os exames mais utilizados são a radiografia simples, tomografia e ressonância magnética.
Veja mais: Coluna, fique atento!
Tratamento para dores nas costas
Na maioria dos casos as crises são auto limitadas e não requerem tratamento específico.
Para lombalgia podem ser utilizados:
- Medicamentos para controle da dor;
- Fisioterapia;
- Coletes;
- Bolsas de água quente ou fria podem ser úteis;
- Repouso.
Estes dois últimos devem ser desaconselhados por grandes períodos, pois podem promover atrofia muscular e piorar os sintomas as dores nas costas a longo prazo.
Em casos específicos pode ser necessário tratamento cirúrgico, quando exauridas as outras possibilidades.
Veja mais: Técnica alivia dores nas costas
Como prevenir a lombalgia?
Para prevenção são indicados exercícios físicos de baixo impacto, como natação, caminhada e alongamentos.
A grande aliada para quem sofre de dores nas costas cronicamente é a fisioterapia, podendo ser indicadas também o Pilates e até mesmo a musculação, quando orientadas adequadamente por profissional qualificado.
Evitar manipulação de grandes pesos e combater o sobrepeso e a utilização de tabaco são recomendados.
Buscar uma postura correta e evitar ficar na mesma posição por longos períodos também podem ser úteis.