Nesse período muitas pessoas conseguem folga no trabalho, viajam ou fazem festas. Veja esse guia para aproveitar o carnaval seguro e com saúde
Cuidado com o sol
Durante esse feriado ainda estamos no verão. Quem for curtir a folga desse período com atividades expostas ao ar livre, como na praia, piscina ou passeando em praças, não pode descuidar com o sol.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que se evite a exposição direta ao sol entre as 8 e 16 horas.
Quando se expor, utilize protetor solar de pelo com FPS de pelo menos 30. Além disso, proteções físicas como guarda-sol, chapéu e óculos de sol também são úteis para evitar queimaduras e ter problemas indesejáveis.
Veja mais: Férias e feriado: mais que um direito, uma necessidade.
Quer ter um carnaval seguro? Hidrate-se
Não é só a pele que sofre com o calor do verão, mas todo o organismo. Se é importante durante todo o ano, agora, com temperaturas mais quentes, se manter hidratado é ainda mais importante.
As dicas de sempre valem aqui. Para quem tem dificuldade de manter a hidratação ideal, carregar sempre uma garrafinha de água ajuda. Além disso, o lembretes do celular podem ajudar.
Para reforçar a hidratação, você também pode consumir frutas frescas, verduras e legumes.
Evite os excessos para ter um carnaval seguro
Durante as o feriadão de carnaval uma opção de lazer que muitos escolhem são churrascos ou encontro com os amigos que envolvendo refeições e consumo de bebidas.
Esse tipo de confraternização é sempre muito bom, mas evitar excessos ajuda a ter um carnaval em seguraça.
Comida
Comer demais pode te deixar mais indisposto e provocar reações indesejadas. Para quem sofre de problemas gastrointestinais, como refluxo, ou gastrite, comida em excesso pode ser um gatilho para uma crise.
Álcool
Abusar do álcool é ainda mais grave que da comida. Pode gerar uma série de efeitos no corpo a curto e longo prazo.
O consumo desregrado de álcool antes de atividades de lazer pode gerar acidentes, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a Sobrasa, pelo menos 15% dos afogamentos durante o ano são com pessoas embriagadas.
Para os motoristas, mais uma dica sobre as bebidas: antes e durante as viagens de carro nem pensar.
Se for viajar de carro faço uma revisão
Por falar em viagens, um check up antes de pegar a estrada pode ajudar a não ter dor de cabeça durante o momento de folga, além disso, ajuda a evitar acidentes.
Em seu site, a seguradora Porto Seguro recomenda que a realização da revisão preventiva deve ser realizada uma semana antes do dia de viajar.
Segurança alimentar
Não é só o carro que precisa atenção quando se vai para uma cidade, sua alimentação também é importante, já que comer algo estragado pode ser um estrago nas suas férias.
A nutricionista Solange Cassar, especialista em segurança dos alimentos, recomenda prestar atenção principalmente à perecibilidade, ou seja, se é um produto que costuma estragar mais rápido do que outros. Consumir pratos perecíveis fora de casa exige bastante cuidado.
Além disso, deve prestar atenção ao manejo, local de consumo, procedência dos insumos e o tempo de exposição ambiental. Isso pode alterar a qualidade do alimento.
Tome cuidado com a Covid-19
As recomendações para conter a transmissão do novo coronavírus ainda precisam ser mantidas, mesmo com as vacinações avançadas. Afinal de contas, passar o final de ano de quarentena ou sentindo os sintomas não deve ser legal.
A OPAS, Organização Pan-Americana de Saúde, indica alguns passos:
- Continue usando máscaras;
- Deixe os ambientes sempre ventilados;
- Mantenha o distanciamento;
- Tente reduzir ao máximo o contato próximo com muitas pessoas, principalmente em espaços fechados.
[…] Veja mais: Como curtir o feriadão seguro? […]