A Vitamina C está presente em várias frutas e legumes. Esse nutriente tem papel importante no organismo
A vitamina C, ou ácido ascórbico, maneira pela qual também é chamada, tem como sua principal função a biossíntese do colágeno, explica a nutricionista Mariane Roseti Macedo (CRN 8/10381).
Ou seja, ela auxilia na formação das fibras que são responsáveis pela resistência dos ossos, vasos sanguíneos e tendões.
A profissional explica que a substância é anti-inflamatória e antioxidante, agindo no combate de radicais livres e processos inflamatórios.
“Evitando assim a formação de cânceres, bem como prevenindo doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, artrite, hipercolesterolemia e derrames. Além disso, trabalha no aumento da imunidade, evitando resfriados e gripes”, aponta.
Complicações da deficiência de vitamina C
Mariane conta que a falta de vitamina C no organismo afeta o sistema imune e o colágeno, que não conseguem desempenhar suas funções.
Outro perigo que surge, segundo a nutricionista, é o escorbuto. Esse é um problema que forma feridas na pele, especialmente na gengiva, deixando a aparência “esponjosa” e com sangramentos em mucosas.
“Essa é uma doença séria, e quando não tratada as feridas acumulam pus, podendo ocorrer a perda dos dentes e até morte”, esclarece.
A quantidade ideal de ingestão de vitamina C recomendada pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, é de 45 mg ao dia para adultos.
Porém, como lembra a profissional, ocorrem variações nos estágios da vida, sendo necessário ser acompanhado por médico e nutricionista, para não ocorrer superdosagem. O consumo por meio de alimentos deve sempre ser a primeira opção.
Veja mais: Tudo o que você precisa saber sobre as vitaminas
Qual a melhor forma de obter vitamina C? pelo prato
Como o corpo humano não produz o ácido ascórbico, é fundamental obtê-lo pela alimentação.
Opções ricas em vitamina C são:
- acerola;
- goiaba;
- laranja;
- limão;
- abacaxi;
- morango;
- abacate;
- melancia;
- uva;
- maçã;
- pêra;
- brócolis;
- espinafre;
- tomate;
- repolho;
Há uma observação a ser feita: quanto mais fresco o alimento, maior a concentração da substância. Isso ocorre pois a vitamina C é altamente oxidável, dessa forma ela se perde rapidamente.
“Uma laranja começa a perder vitamina C desde o momento que colhida, portanto um suco natural de laranja deve ser consumido assim que preparado, caso contrário já não terá os mesmos benefícios”, ensina Mariane.
“Outro exemplo: preferir sempre comprar folhas de couve inteiras e não as picadas, pois quanto mais fina ela for cortada, mais perdas de vitamina C ocorrerá e assim será com todos os alimentos fonte deste nutriente”, completa a nutricionista.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde
[…] Veja Mais: Vitamina C – tudo o que você precisa saber […]