Será que o açúcar deixa as crianças mais agitadas? A nutricionista Jéssica Antunes Vitiato (CRN8- 11667) responde a essa questão
A maior parte das pesquisas e estudos recentes sobre a relação do açúcar e a hiperatividade em crianças ainda são controversas, não tendo evidências científicas para comprovar tal fato.
Porém com base nas semelhanças comportamentais e neuroquímicas observadas com a ingestão excessiva de açúcares, podemos observar que algumas crianças mais sensíveis a essa substância manifestam alguns comportamentos como dificuldade de concentração, hiperatividade e irritabilidade.
Tal fato ocorre pois o açúcar refinado e processado entra na corrente sanguínea rapidamente, provocando uma elevação nos níveis de glicose.
O que gera mais energia. Porém, isso ocorre de maneira rápida e geralmente vem seguida de um pico de cansaço excessivo também.
Cuidado com o açúcar
Independente se ele afeta ou não o comportamento das crianças e até mesmo adultos, o ideal é limitar seu consumo. Os alimentos ricos em açúcares não são fontes nutrientes.
Além disso, eles aumentam os riscos do desenvolvimento de doenças como diabetes, obesidade e cáries.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde