World Retina Day 2021 contou com ações aberta ao público e buscou promover a prevenção de doenças ligados aos olhos
Contribuir na divulgação, esclarecimento e orientação com relação aos cuidados para evitar a cegueira por retinopatias e degeneração macular relacionada à idade, a DMRI. Esse era o objetivo do World Retina Day 2021 em Guarapuava.
A data, promovida no mundo todo, foi organizada na cidade pela Dra. Eliana F. Pires (CRM: 13614 / QRE: 6128), seus orientandos da Liga Acadêmica de Oftalmologia do Centro Universitário Campo Real, LIOF, e o Centro Oftalmológico de Guarapuava.
Para a coordenadora do evento, que também é médica oftalmologista e professora do Curso de Medicina, essa missão foi cumprida.
“Reforço ainda, que este é um trabalho de utilidade pública, pois existem estudos que chamam a atenção para o fato de que quase metade dos pacientes não sabem que são diabéticos”, evidencia a médica.
Isso é particularmente perigoso porque além do desconhecimento sobre a doença, as pessoas também não sabem como o diabetes afeta a retina, causando a retinopatia diabética e como isso pode levar à cegueira.
Centenas de pessoas alcançadas
Um estande no Shopping Cidade dos Lagos fez parte dos esforços de conscientização. Na oportunidade, os alunos dos cursos de medicina e de biomedicina puderam conversar com a população. A ideia era instruir sobre a saúde dos olhos, bem como realizar exames.
Foram mais de 100 exames de retinografia, além de testes de glicemia feitos, conta o acadêmico de medicina Thiago Peixoto.
O aluno compartilha o mesmo sentimento de sua professora com relação ao evento.
“Na ação realizada no shopping, a resposta do público foi a mais positiva possível, pois os atendimentos eram completos e dinâmicos. Realizamos a Retinografia, mostramos ao paciente o resultado na mesma hora e fazíamos as orientações necessárias em cada caso”, relembra.
World Retina Day 2021 contou com uma parte científica
Depois do atendimento à comunidade, a conversa sobre as retinopatias e DMRI seguiu entre um publico mais especializado. Isso porque, o evento contou com um momento voltado a profissionais da área da saúde, acadêmicos de medicina e autoridades.
Durante a noite do dia 29 palestras sobre essas questões reuniram cerca de 120 pessoas. O local que acolheu a iniciativa foi o Centro de Eventos da Cidade dos Lagos.
Thiago também considera positivo o saldo desse momento.
“Os acadêmicos e médicos participantes nos deram um feedback muito bom, parabenizando pela estrutura, organização e relevância dos temas abordados”, complementa.
Para a Dra. Eliana, esse momento foi oportuno para chamar a atenção dos problemas relacionados à retina. Segundo ela explica, no futuro próximo isso se acentuará, muito por conta do aumento da expectativa de vida da população.
“Nosso grande desafio para o futuro é informar a população e promover seu acesso aos exames diagnósticos e tratamentos adequados, evitando que tantas pessoas fiquem cegas”, finaliza.
Leia mais textos como esse na Mais Saúde
[…] Veja mais: World Retina Day 2021 […]