nutrição materno-infantil

A nutricionista Ane Cunha (CRN-8 14346) é especializada em nutrição materno-infantil. Área presta apoio á saúde e alimentação de mulheres e crianças, auxiliando durante todo o percurso da maternidade e infância

Hoje apresentamos essa importante área de atuação de um nutricionista. Com foco na promoção da saúde e bem-estar de mamães e bebês, a nutrição materno-infantil é uma aliada da saúde familiar. Esse acompanhamento deve englobar todas as etapas da geração de uma criança.

“Ela compreende vários momentos na vida da mulher. )assando pela pré concepção, a gestação em si, o processo de amamentação, juntamente com a alimentação da nutriz no pós parto. E, posteriormente, na introdução alimentar do bebe”, lista Ane Cunha.

A nutricionista indica que com o suporte desse profissional, será possível obter orientações ainda durante as tentativas de fecundação. Nesses casos, serão prescritas as melhores opções de alimentos, suplementos, vitaminas e minerais para auxiliar na fertilidade.

No tão esperado momento da gravidez, o tratamento deve continuar. Com os ajustes necessários na alimentação e suplementação da mãe, explica Ane, é possível evitar desconfortos ou sintomas indesejados. “Além disso, o controle de peso é realizado de uma forma muito mais natural e específica para cada mulher, auxiliando também no processo de emagrecimento gestacional no pós parto”, complementa.

Evitando problemas com a anemia

 A doença pode aumentar a mortalidade materna, fetal e perinatal. Outo risco que aumenta com esses casos é o de prematuridade e de aborto espontâneo.

“Estima-se que 40% das mortalidades estão associadas a anemia”, destaca Ane.

É importante ressaltar o papel da nutrição para identificação correta do tipo de anemia, considerando que esta nem sempre é gerada pela falta de ferro, como acredita-se comumente.

“Existe também a anemia megaloblástica, ou deficiência de folato, a qual está associada ao trabalho de parto prematuro e defeito no tubo neural do feto”, salienta.

Somente um profissional qualificado irá ser capaz de identificar as causas e traçar o melhor caminho para combater essas situações.

Grávidas não comem por dois

É papel do nutricionista materno infantil orientar as mulheres sobre como possuir uma alimentação balanceada durante a gestação. Ao contrário do que pensa o senso comum, não se pode comer desordenadamente durante esse período.

O aumento de calorias deve ser feito de maneira gradativa. Ele deve ocorrer somente depois do primeiro trimestre, levando em conta também as características da paciente.

“Na avaliação nutricional, realizamos uma anamnese detalhada e minuciosa junto a essa gestante, considerando desde seu peso e alimentação pré-gestacional, até o momento de cada consulta”, aponta.

A nutricionista materno infantil relata ainda que o ganho excessivo de peso na gestação pode acarretar em uma série de patologias, como a diabetes gestacional, hipertensão e distúrbio hipertensivo na gravidez, além do trabalho de parto prematuro.

À essas doenças associam-se a macrossomia fetal, a morbidade materna, traumatismos no nascimento, hipoglicemia neonatal, pré-eclâmpsia e até mesmo a mortalidade fetal.

Amamentação e nutrição materno-infantil

No mesmo mês que o dia do nutricionista é celebrado, surge também um outro foco atribuído. Agosto é colorido pelo dourado, em menção a amamentação, especialmente para demonstrar o quão precioso é essa prática.

Para Ane, é importante que esse assunto ganhe evidência e deixe de ser visto como tabu.

“Sua importância para o desenvolvimento infantil adequado é indiscutível. É o leite materno a maior fonte de nutrientes que o recém-nascido pode receber, especialmente adaptados às suas condições digestivas e metabólicas”, destaca.

Entre outros benefícios, o aleitamento materno proporciona:

  • Crescimento saudável;
  • Formação do vínculo afetivo;
  • Criação de defesas contra várias doenças infecciosas da infância.

A nutricionista aponta ainda, que essas questões podem se estender para a saúde da mãe. Isso porque que contribui na retração uterina durante o puerpério, atua na prevenção contra o câncer de mama e auxilia na perda de peso adquirido durante a gestação.

Um recado da nutricionista materno infantil Ane Cunha

“A maternidade é um mundo fantástico que traz consigo um mundo novo e cheio de descobertas. São muitas informações a serem processadas, e por isso um acompanhamento nutricional adequado faz toda a diferença!

Leia mais informações como essa na Mais Saúde

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome