Dia 15 de julho é o dia internacional do homem. Marcelo de Campos Lima, médico urologista CRM- PR 18.475, comenta sobre a saúde dos homens
Saúde não é o mesmo que ausência de doença. Ela representa algo a mais, um estado de ótimo funcionamento do nosso organismo na esfera biológica, social e psicológica.
A procura por esta condição deve ser compartilhada entre a própria pessoa e os profissionais de saúde.
Neste sentido, devemos procurar ter mais saúde e não simplesmente tratar nossas doenças. Entra, portanto, em cena a importância dos nossos hábitos. Todos sabemos que o sedentarismo é uma grande causa de agravos à saúde.
Entre as doenças que podem ser gerada estão:
- Doenças cardiovasculares;
- Obesidade;
- Piora da condição muscular e esquelética;
- deterioração da saúde mental entre outros.
Mesmo assim é grande a parcela das pessoas que não se exercitam com regularidade.
Sedentarismo não é único mal a saúde dos homens
Vivemos uma era epidêmica para obesidade, que além do sedentarismo tem relação direta com hábitos alimentares, especialmente com alimentação desequilibrada com excesso de carboidratos.
O mundo contemporâneo, globalizado e acelerado nos propõe um estado mental em que existe tendência à ansiedade. Em consequência, surgem distúrbios do sono e estresse. Portanto, três aspectos são essenciais para vivermos melhor e com saúde:
- Nos mexer mais;
- Comer melhor ;
- Cuidarmos melhor da nossa mente.
Neste contexto, historicamente, percebemos que de maneira geral os homens têm tendência a terem menos cuidado com a saúde. Tal fato tem razões sociais, como a percepção de que o problema ocorre somente com os outros, de que o homem é forte e por estas razões tem tendência a descobrir problemas em estágio mais avançado.
Além disso, também são mais expostos a violência externa, seja por acidentes de trabalho ou por acidentes de trânsito, explicando em partes a menor expectativa de vida destes em comparação com as mulheres.
Veja mais: Por que os homens não vão ao médico?
Portanto, cultivem bons hábitos, não negligenciem os sinais que nosso corpo dá e procurem fazer exames periódicos para verificação da saúde.
Leia mais informações como essa na Mais Saúde