animal de estimação faz bem

Ter um animal de estimação, independente da espécie, pode trazer benefícios para as pessoas

Você provavelmente já ouviu por aí que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas a verdade é que ter qualquer animalzinho parece fazer bem. Ter um amigo desses em casa ajuda até mesmo a enfrentar momentos de dificuldade.

Ter um animal de estimação faz bem
Independetemente da espécie, ter um animal de estimação faz bem e ajuda a enfrentar as dificuldades.

Um exemplo disso vem de um estudo realizado pela Universidade de York, no Reino Unido, que submeteu quase 6 mil pessoas a um questionário sobre hábitos durante o período de isolamento social. Desse total, mais de 5300 pessoas afirmam ter pets.

Entre as conclusões da pesquisa estão fatos como ter um pequeno companheiro reduziu os efeitos psicológicos negativos causados pela quarentena. As causas parecem estar relacionadas ao laço entre humano e animal, que segundo os autores, independe da espécie.

Empatia dos companheiros do mundo animal

Para a médica veterinária Larissa Krizonoski Cesconm (CRMV-PR 11524), que trabalha com reabilitação animal, microfisioterapia, acupuntura e terapia da família multiespécies, os animais têm o poder de nos fazer esquecer dos problemas, situações desconfortáveis e permitem que fiquemos presentes, no aqui e agora. Ela defende que o contato com os pets funciona tal qual uma meditação,

“Isso se dá justamente pela grandiosa empatia desses seres. Não há como negar que eles nos proporcionam momentos maravilhosos e que nos lembram muito a nossa infância, inconscientemente, e, ao mesmo tempo, promovem o bem-estar através de um amor puro e genuíno”, defende a especialista.

Quem cuida de um bichinho é mais ativo

Ter um animal de estimação faz bem
Para a veterinária Larissa Cesconm, ter um animal de estimação faz bem porque eles são muito empáticos. Além disso eles tratam a todos de maneira igual e nos fazem mais ativos.

Levar para passear e brincar não fazem que só o animal se exercite, mas o dono também. “O cuidado para com um animal dispensa de, no mínimo, zelar pelas suas necessidades básicas. Só aí já é indicativo que a pessoa tem uma atividade a mais”, pondera Larissa, mostrando mais um exemplo de como te um animal de estimação faz bem.

Outro ponto que a veterinária destaque é o desejo que os tutores querem ver seus pets felizes. Para que isso ocorra, deixam o comodismo de lado. “Levamos passear, brincamos muito, bolamos estratégias de enriquecimento ambiental para vê-los bem cuidados. Queremos retribuir todo o amor que eles nos entregam. Por isso sim, temos uma vida mais ativa”, completa.

Veja mais: Gravidez e animais de estimação.

Além de carinho, eles ajudam a curar

Algumas práticas terapêuticas utilizam animais, são os casos da Zooterapia e Equinoterapia. Larissa conta que eles são cada vez mais usados nos tratamentos humanos. Isso acontece porque tratam doentes, idosos, crianças e pessoas com deficiência e necessidades especiais exatamente da mesma maneira e sem preconceitos.

“Ele se deixa ser tocado e sentido, e, ao permitir isso, troca também energia com o paciente, pega um pouco do outro e entrega um pouco de si. Outra razão pela qual os animais são excelentes “terapeutas” é devido ao fato de terem um incrível sistema chamado neurônio espelho, que espelha nossas atitudes, nosso comportamento, e faz com que os animais entendam o paciente de uma forma muito mais profunda, muito mais empática”, explica.

A profissional destaca que os pacientes passam a adotar uma postura mais confiante perante a vida e a sociedade. Nesse sentido, os bichinhos ajudam na inclusão, já que vai fazendo com que a pessoa se sinta mais integrada. “Por isso a importância das terapias integrativas, que trabalham além do corpo físico, a mente e o espírito”, finaliza.

Já que um animal de estimação faz bem, fica aqui uma oportunidade

A adoção de animais abandonados pode mudar a vida dos bichinhos e de quem adota. Quem é de Guarapuava e está interessado nos benefícios de ter um animal de estimação, pode procurar o canal municipal para adoção.

benefícios de ter um animal de estimaçãocachorro basenji marrom e branco sorrindo e dando mais uns cinco isolado no branco Foto gratuita

A médica veterinária do Canil, Ana Rita, conta que o espaço tem mais de 100 animais para adoção. “Esses cãezinhos que estão esperando um novo lar, estão castrados e microchipados, que é uma identidade do animal”, conta.

Quem adota um animal no Canil Municipal de Guarapuava, além de levar para casa uma companhia amorosa para todas as horas, contribui para que outros animais também possam ser resgatados e tratados até que encontrem uma família.

Os requisitos para a doção são:

  • Possuir mais de 18 anos
  • Assinar um termo de compromisso assumindo a responsabilidade pela vida e saúde do animal, garantindo um bom tratamento.

O Canil Municipal fica aberto de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Os telefones para contato são (42) 3624-6246 e (42) 3624-2214.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome