Jantar Romântico
Photo by Tomáš Vydržal on Unsplash

Um jantar romântico é uma ótima opção para comemorar o dia dos namorados. Melhor ainda se você mesmo fizer. Nós te ajudamos a arrasar na escolha do prato

Se tem uma coisa que todo mundo já sabe é que ter um amor faz bem. Mesmo sendo uma certeza para a maioria das pessoas, a ciência ajuda a provar isso.

É o caso de um estudo feito em conjunto por pesquisadores das Universidades suíças de Lausana e Friburgo, e de Toronto, no Canadá.

O artigo publicado no periódico internacional Personality and Social Psychology Bulletin cruza os resultados de análises variadas e conclui algumas coisas interessantes.

Por exemplo, relações interpessoais positivas, como o afeto, estão diretamente ligadas ao bem-estar.

Além de considerar os relacionamentos sociais como uma necessidade básica do ser humano, o texto ainda destaca que pessoas que experienciam o afeto têm risco menor de sofrerem de problemas psicológicos, como depressão e ansiedade.

E o carinho nem sempre é verbal: o sexo, o toque e atitudes podem ter efeitos positivos.

Veja tudo o que rolou nas edições impressas de 2021

Carinho no prato

Outro fato que é bem sabido pelas pessoas é que a comida é uma maneira de demonstrar afeição. Por isso, no dias dos namorados, data em que o amor, o carinho e o afeto entram em cena, o jantar é tão importante.

O Chefe de cozinha Kiko Dalla Vecchia revela que em anos normais, o dia dos namorados é uma das datas que os restaurantes mais vendem, ao lado do dia das mães.

Como em tempos de pandemia ir a um restaurante não tem sido uma opção, o profissional da culinária destaca que uma boa maneira de criar um bom clima para o casal é preparar o jantar em conjunto.

jantar romântico entrada
Os frios são boas opções de entrada para um jantar romântico.

Menu completo para o jantar romântico

Kiko ensina que uma refeição geralmente é composta por três etapas. A primeira parte, é a entrada.

“A sugestão para isso que é bem legal são os frios. É uma coisa que combina e é fácil de fazer. Vale comprar um vinho para acompanhar”, explica.

Em seguida vem o carro-chefe e a finalização. “Prato principal é uma carne vermelha, ou um peixe, seguido sempre de um acompanhamento, como um risoto, uma massa. E por último, mas não menos importante, é legal finalizar com uma baita de uma sobremesa”, sugere.

Acerte nas escolhas

Alguns ingredientes podem ser mais românticos que outros.

Acomapnhamento para jantar romântico
Risoto de morangos, um acompanhamento que leva a fruta que segundo Kiko pode ser bem romântica

“Se tem uma coisa que combina para essa data é o morango. Nessa época do ano eles estão lindos. Nós fazemos até risoto com morangos.” revela o Chefe.

Outras sugestões são o mignon e algum tipo de peixe, como proteína do prato principal.

Para os mais inseguros com o fogão e a faca, as massas podem ser uma alternativa. “É uma coisa que você não erra quase nunca.

Eu sempre falo assim: tendo um pote de creme de leite e um macarrão, dou um jeito”, brinca Kiko.

Atalho para sobremesa

Fechar com chave de ouro o jantar pode ser mais difícil.

Diferente das receitas salgadas, em que muitas medidas são a gosto e que o ponto de cocção pode variar, também de acordo com o que a pessoa gosta mais, os doces exigem um pouco mais de precisão.

“Tem que ser pesado certinho, tantas gramas de açúcar, tantas de farinha. Se não, não dá certo. Caso eu fale ‘ah, faz uma panna cotta’, ao invés de ser um jantar romântico vai ser uma briga porque não deu certo”, comenta o especialista em cozinha.

Para facilitar esse processo, a recomendação é combinar o que já está disponível, sem precisar muito preparo.

A dica de Kiko é comprar o cookie ou o brownie de marcas conhecidas aqui na cidade, esquentá-los no microondas e servir com uma bola de sorvete. Para a decoração, a recomendação é algumas linhas de ganache de chocolate e alguns morangos.

Não vacile no jantar romântico

Na hora de fazer as escolhas e preparar o jantar é importante tomar alguns cuidados:

Harmonização:

Kiko lembra que não adianta servir uma coisa que não vai bem com a outra. O primeiro passo então seria buscar informações a respeito dos pratos na internet e ler algumas dicas de combinação, antes de pôr a mão na massa.

Técnica:

Ela é muito importante. “Não adianta pegar uma peça de carne maravilhosa e colocar numa frigideira fria. Não vai dar um resultado bom”, exemplifica. Aqui, consultar os especialistas também é uma boa. “Eu sempre dou uns cursos, posto uns vídeos que ensino a técnica”, lembra.

Com todas essas dicas, ficou fácil mandar bem no jantar do dia dos namorados. Você pode acessar o Instagram do Chefe @kikodalla e descobrir mais receitas.

Receita– Risoto de Morangos com Mignon, pelo Chefe Kiko Dalla Vecchia

– 400 g de arroz comum já cozido (A ideia é facilitar para quem ainda não entende bem de cozinha. Se você tem experencia pode usar o produto próprio para risotos, o arroz arbóreo);

– 400 g de nata;

– ½ cebola ralada;

– 1 colher de sopa de manteiga;

– 80 ml de champanhe, ou pro seco, ou espumante;

– 200 g de morango;

-150 g a 200g de mignon – escolha uma peça alta;

– Sal e pimenta do reino a gosto;

– 100 ml de vinho tinto;

– 100 ml de redução de balsâmico (você encontra pronto);

– 1 colher de chá de açúcar.

Proteína para o jantar romântico
Mignon com redução de balsâmico. Um prato para se apreciar com o paladar e os olhos.

Modo de preparo:

Tempera sua peça de carne com sal e pimenta a gosto e reserve.

Aqueça o arroz em uma panela ou frigideira. Após isso, em outro recipiente derreta a manteiga, em seguida sue a cebola e acrescente a nata. Nesse momento é ideal corrigir o sal. O objetivo é que o creme fique com consistência grossa, então é hora de entrar com a bebida escolhida para diluir. Deixe cozinhar uns 3 minutos. Por fim, adicione o arroz e os morangos.

Para o molho da carne junte os 100 ml de vinho tinto, com os 100 ml de redução de balsâmico. Deixe a mistura pegar fervura até reduzir à metade do volume inicial, adicionando a colher de chá de açúcar para quebrar a acidez.

Agora é hora de grelhar a carne. Não tem muito segredo, procure utilizar uma frigideira bem quente para selar a peça. Escolha o ponto que achar melhor e sirva sobre o molho de redução de balsâmico.

Pronto! Faça um empratamento bonito e a partir daí é só aproveitar o jantar romântico de dia dos namorados com o seu amor.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome