Colocar sal debaixo da língua pode ser uma maneira de combater a pressão baixa? Bruno Miranda Minski (CRM/RS 49844), médico residente em Cardiologia no Hospital São Lucas/PUCRS, responde

Não. Ao contrário do que popularmente se acredita, colocar sal embaixo da língua não eleva a pressão arterial de forma rápida, e, consequentemente, não reverte os sintomas causados pela sua queda.

O excesso de sal na alimentação, de fato, tem grande influência no desenvolvimento de diversas patologias, entre elas a hipertensão arterial sistêmica (HAS). Porém isso ocorre a médio e, principalmente, longo prazo.  A elevação é desencadeada pela ingestão de sal é decorrente de diversos mecanismos fisiológicos adaptativos. Eles são desencadeados assim que o sal é absorvido no intestino.

A partir daí a elevação da concentração de sal na corrente sanguínea passa a ativar receptores localizados nos rins. Por sua vez, eles iniciam uma cascata hormonal que, através de diversas ações, irá resultar no aumento da pressão. Esse processo é complexo e leva horas para ocorrer. Assim, pessoas que apresentam sinais decorrentes da hipotensão, ou seja, a pressão baixa, não se beneficiarão do uso de sal.

Lembrando que o consumo exagerado de sal, a médio e longo prazo, perpetua esse sistema de elevação da pressão arterial, predispondo o indivíduo a tornar-se hipertenso crônico.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome