Criadora do método “21 Dias Para Parar”, a farmacêutica Paula Faveri CRF/PR 29328 ajuda as pessoas a largarem o vício em tabaco
Foi acompanhando de perto a luta dos pacientes tabagistas que surgiu a inspiração para o projeto. No âmbito central da iniciativa está uma premissa que Paula Faveri, farmacêutica e funcionária pública do município de Saudade do Iguaçu, carregava a todo o momento. “Mesmo trabalhando no SUS, que foi o que sempre quis, ainda não me sentia realizada. Eu tinha o desejo de ‘viver da minha arte’ e a ‘minha arte’ é cuidar das pessoas. Sonhava mais longe”, confessa.
Após alguns anos à frente do programa de controle do tabagismo municipal, na cidade em que atua, a profissional da saúde havia juntado experiência o bastante para tirar a ideia do papel. Sem uso de medicamentos, o “21 Dias Para Parar” se destaca por um enfrentamento do vício baseado no suporte ao usuário.
Acolhimento é a chave
A proposta gira em torno de dois eixos, como explica Paula. Primeiro é feita uma desintoxicação corporal através da mudança de hábitos e comportamentos que levavam a pessoa a fumar. O trabalho ocorre tanto na parte do vício fisiológico e químico quanto no quesito comportamental. Implementado há cerca de um ano, o projeto já auxiliou mais de 100 pessoas a abandonarem a relação tóxica que tinham com o cigarro.
Com uma atuação totalmente online, quem está tentando parar de fumar recebe acompanhamento profissional e suporte diário por WhatsApp. O principal diferencial reside no vínculo sem condenações criado entre paciente e a profissional. “O fumante normalmente é julgado porque ‘ainda’ fuma mesmo sabendo os malefícios. Pessoas acham que é ‘falta vergonha na cara’. Eu acredito que não é nada disso” explica.
Consultoria empresarial
Um funcionário tabagista apresenta um impacto direto para a companhia em que atua. “Muito além de afetar sua saúde, um profissional fumante, ou que trabalha próximo a fumantes, têm sua produtividade comprometida e gera custos para as empresas”, lembra. Por isso, Paula também abre agenda para o mercado corporativo, principalmente com dois serviços, palestras relacionadas ao fim do vício em tabaco e acompanhamento com funcionários.
A mensagem que a farmacêutica gostaria de deixar para quem briga a tanto tempo para largar o cigarro é uma só: “É possível”. Apesar das dificuldades inerentes ao processo, ela se coloca à disposição de todos que tiverem o desejo de mudar a vida, se tornando ex-fumantes.
WhatsApp (42) 9 9923-6894
Instagram @21DiasParaParar