O utensílio já faz parte de qualquer cozinha, mas muita coisa ainda não foi esclarecida sobre seu uso e muitos boatos surgiram ao seu respeito
Usá-lo causa câncer?
Mito. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, a radiação emitida pelo aparelho apenas aquece ou cozinha o alimento, não causando nenhuma alteração química que possa ser a origem da doença. Além disso, ficar parado em frente ao forno durante seu uso também não ocasiona a doença, já que sua estrutura é preparada de maneira que a radiação não vaze para o ambiente externo.
A comida feita no aparelho é menos saudável?
Em partes isso é mentira. O que acontece é que ao esquentar ou cozinhar comida no micro-ondas ocorre uma perda de nutrientes muito semelhante aos outros processos de cocção, como cozinhar no fogão ou assar. Ou seja, uma refeição feita nele, do ponto de vista nutricional, faz tão bem para a saúde como qualquer outro método de preparo. Entretanto, os pratos prontos industrializados, próprios de micro-ondas, podem, de fato, apresentar riscos à saúde, principalmente pela alta concentração de sódio e gordura saturada presente em sua fabricação. Nesse sentido, seja qual for o método de preparo, a dica que fica é a mesma: prefira alimentos in natura.
Deve-se evitar usar recipientes metálicos?
Isso é verdade. Apesar de existirem algumas embalagens de metal próprias para o micro-ondas, em sua grande maioria talheres, pratos e tigelas com elementos metálicos e refletores não podem ser utilizados. Isso se deve ao fato de que esse tipo de material reflete as ondas, acumula radiação e perturba o campo de emissões dentro do forno, podendo gerar estouros e danificar a estrutura.
E plástico, pode usar?
Também é preciso tomar cuidado. Segundo o INCA, recipientes plásticos, ao serem aquecidos, podem liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. Por isso, é bom evitar o uso, a não ser que seja devidamente sinalizado pelo fabricante que o vasilhame é fabricado com plástico próprio para o micro-ondas.
Quais os riscos que um micro-ondas pode trazer para a saúde pública, quando o mesmo no seu interior manchas de ferrugem começam a serem visíveis, ou seja a pintura de proteção começa a desintegra-se.