OMS atualiza diretrizes sobre atividades físicas e sedentarismo. Saiba quantos minutos de exercícios por semana são necessários para aumentar a qualidade de vida
Uma informação que todo mundo provavelmente já sabe é que ficar parado pode ser o maior inimigo da saúde. Mas, ainda assim, muita gente tem deixado a preguiça dominar. Estimativas da Organização Mundial da Saúde, a OMS, apontam que 25% dos adultos no mundo não praticam atividade física suficiente. Esse número é ainda maior entre adolescentes, atingindo 80% da população, ou seja, 4 a cada 5 indivíduos.
A Organização Pan-Americana da Saúde, OPAS, que é um dos escritórios regionais da OMS, colocou as informações a respeito do sedentarismo na ponta do lápis. Por ano, são 5 milhões de mortes causadas pela falta de atividades.
“Globalmente, estima-se que isso custe US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade”, publicou em nota a entidade local.
Por isso, a OMS renovou no final de 2020 as diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário. Agora, para ser considerada ativa, a pessoa deve praticar entre 150 e 300 minutos de atividades moderadas na semana, ou 75 a 150 minutos de atividade pesada. Já as crianças e adolescentes devem investir 60 minutos da sua rotina diária em exercícios.
Essas recomendações são importantes, mas nem sempre conseguimos vencer a falta de vontade. Então, fomos conversar com a profissional em educação física, Edy Gonçalves (027365-G/PR), que elencou alguns passos importantes para quem pretende começar a sacudir o esqueleto.
+ Saúde: quais dicas você daria para aquelas pessoas que querem deixar de ser sedentárias?
Edy Gonçalves: Primeiramente, deve pensar em qual tipo de exercício gosta e mais se adapta. Assim, vai ser prazeroso e satisfatório realizar a atividade. Também é importante reservar um horário na rotina para fazer as atividades, já que no período de adaptação é super importante, como se fosse um compromisso mesmo. Além disso, procure sempre um lugar que tenha bons profissionais que possam te auxiliar e acolher da melhor maneira no seu início. Uma dica boa também é criar metas para os exercícios, de longo prazo, mas também de curto prazo.
+ Saúde: que tipos de metas você recomenda para quem está começando?
EG: Elas podem ser a redução de medidas, melhora na qualidade de vida, ou de sono, realizar a atividade por mais tempo, aumentando o fôlego e por aí vai. As metas são as que se adaptam melhor a cada um.
+ Saúde: como se consegue criar um hábito de se exercitar?
EG: Para criar um hábito é importante não desistir. Precisa ter paciência e determinação. E, também, não se cobrar por resultados imediatos, ou porque precisou faltar um dia na atividade. Fazendo o que gosta, os resultados começarão a surgir e assim a motivação será cada vez maior.
+ Saúde: quais os cuidados são necessários para quem está interessado?
EG: É importante ter uma boa alimentação antes e pós treino e também manter-se hidratado, leve sempre sua garrafa de água. Outra coisa é usar roupas confortáveis para realizar a atividade física. E, ainda mais necessário para quem está começando, é buscar sempre profissionais qualificados para ajudar.
+ Saúde: existe algum cuidado especial para praticar exercício no verão?
EG: Para os dias de calor, se a atividade for ser realizada ao ar livre, é importante ficar atento aos horários em que os raios solares são mais fortes, assim dando preferência para o início da manhã e fim da tarde. Sempre usar filtro solar e não esquecer da água. Hidratação é importantíssima em dias de calor. O uso de roupas leves e confortáveis também ajudam durante a prática. Se a atividade for em ambiente fechado, procure manter a temperatura agradável com uso de ventiladores e ar-condicionado. E, por fim, lembrar de cuidar da alimentação, escolhendo alimentos mais leves e frescos e assim aproveitar o treino.
[…] Após conhecer algumas dicas de como criar um hábito, agora a nutricionista India Mara Bottin (CRN 8-8462) nos ajuda a esclarecer as dúvidas a respeito da alimentação. […]